Fraturas Cirurgia da Coluna Vertebral

ORTOPEDIA

Fraturas Cirurgia da Coluna Vertebral

Este tipo de lesão é comum?

As lesões da coluna por traumatismo são relativamente comuns, principalmente nos casos de acidentes de trânsito, quedas de altura, ferimentos por arma de fogo e mergulho em água rasa.

O que fazer nestes acidentes?

Até chegar ao hospital, uma imobilização com um colar cervical e prancha rígida é muito importante, semelhante às utilizadas pelos bombeiros nas Unidades de Resgate.

Quais exames são necessários?

Sempre devemos ter as radiografias e uma tomografia computadorizada. A Ressonância Magnética (nem sempre necessária) nos mostra uma possível lesão medular, lesão ligamentar ou lesão do disco intervertebral.

Como deve ser feito o tratamento?

As lesões podem ser tratadas com repouso ou uso de coletes, sem necessidade de cirurgia, ficando esta reservada para os casos em que há uma instabilidade da coluna.

Como é o tratamento cirúrgico?

As lesões podem ser tratadas com repouso ou uso de coletes, sem necessidade de cirurgia, ficando esta reservada para os casos em que há uma instabilidade da coluna. Geralmente, as lesões da parte óssea e dos ligamentos da coluna são resolvidas, sendo o maior problema a lesão das estruturas nervosas, que pode produzir incapacidade grave e irreversível. Nos últimos anos, o desenvolvimento de técnicas modernas foi impressionante. A utilização de próteses em titânio deve ser considerada, para um bom resultado. Na maioria dos casos cirúrgicos (Fratura torácicas e lombares), a abordagem é posterior (pelas costas) apenas, sendo raro a abordagem anterior (pelo abdômen). Nas cirurgias cervicais, a abordagem pode ser anterior, posterior ou ambas, dependendo da gravidade da fratura.

1. Escolha um cirurgião capacitado. Procure saber se o médico é Membro da Sociedade Brasileira de Coluna. Peça indicações aos amigos e para seu médico de confiança.
2. Converse com pacientes já operados pelo médico escolhido e tente esclarecer dúvidas para adquirir confiança.
3. Avalie o hospital. Procure saber se o hospital ou clínica tem alvará de funcionamento atualizado e se é bem equipado para atender cirurgia de coluna.

Ver perfil

Matéria Por

Marcelo Toshio Miura

Ortopedia e Traumatologia

CRM/PR: 21638 | RQE: 13490 | TEOT: 9268 | Umuarama

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional