UROLOGIA

A importância do Urologista

A Urologia é uma especialidade médica que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças dos órgãos do trato urinário e genital de homens e mulheres (rins, ureteres, bexiga, próstata, uretra, pênis, testículos). A procura pelo urologista pode se fazer necessário em todas as idades, sendo que a incidência de determinadas patologias acabam variando nas diferentes fases da vida. Nas crianças, as malformações urogenitais (principalmente uretra, pênis e testículos) devem ser tratados por um urologista, em serviço de referência, devido a complexidade desses casos.

Infecções urinárias de repetição podem ser o primeiro sinal dessas malformações ou estarem relacionadas ao mal funcionamento da bexiga. A fimose também merece destaque nessa faixa etária, sendo que já foi demonstrado que a sua correção com o tratamento cirúrgico chamado de postectomia, diminuiem as chances de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). No adolescente e no adulto jovem, patologias como a dilatação das veias testiculares, chamada de varicocele podem trazer consequências irreversíveis na vida reprodutiva desses pacientes.

É nesse grupo também que cresce a necessidade de orientação da higiene, prevenção de DSTs e gravidez devido ao início da vida sexual. O conhecimento do corpo é importante para se observar alterações precoces, como nódulos ou endurecimento do testículo, presentes no câncer desse órgão que tem no intervalo dos 15 aos 35 anos a sua incidência mais comum. É também nesse período que os cálculos renais começam a surgir e quando não acompanhados pelo especialista poderá resultar em prejuízos irreparáveis aos rins e a saúde como um todo.

Nos adultos a partir dos 50 anos e nos idosos, as preocupações começam a ficar depositadas no aumento da incidência dos tumores. Exceto no tumor de bexiga em que o sangramento urinário pode aparecer de maneira precoce, os demais, como os de rim e próstata, se apresentam assintomáticos, aumentando ainda mais a importância de consultas periódicas ao urologista. Novamente nessa fase da vida, problemas como infecção urinária de repetição ganham destaque. Na mulher, estas infecções estão relacionadas aos hábitos de vida e a menopausa e nos homens ao crescimento benigno da próstata.

É esse crescimento o responsável pelas queixas urinarias do homem na terceira idade, jato urinário fraco, retenção urinária com necessidade do uso de sonda vesical e tratamento apropriado. Não podemos esquecer também as queixas relacionadas a impotência sexual e a queda da testosterona. Sendo assim, a Urologia apresenta um papel importante nas mais variadas fases da vida, sendo que uma consulta de rotina está indicada independentemente do paciente apresentar sintomas. O seguimento periódico não resulta apenas na melhora no hábito urinário e sexual e sim na qualidade de vida como um todo além de orientações, prevenções e tratamento precoce.

Ver perfil

Matéria Por

André Garcia

Urologia

CRM/PR: 25770 | RQE: 21123 | Umuarama

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS