Você tem Alergia? Conheça os métodos de tratamento!

ALERGOLOGIA

Você tem Alergia? Conheça os métodos de tratamento!

O que é Imunoterapia?

A Imunoterapia com alérgenos, também conhecida como vacinas para alergia, é um tratamento que vem sendo realizado há muitos anos e que vem sendo cada vez mais estudado e aperfeiçoado. O tratamento consiste na aplicação de alérgenos ao qual o paciente é sensível, em doses crescentes por um período de tempo que pode variar conforme a evolução do tratamento.

De que forma a alergia pode se manifestar?

Uma pessoa que tenha se sensibilizado (formado anticorpos IgE) pode desenvolver sintomas imediatos, após o contato com o alérgeno, ou se estabelecer lentamente e provocar sintomas de forma contínua. Isso pode depender conforme o grau de sensibilização e o tipo de alérgeno que provoca a reação. Exemplos de reações agudas e potencialmente graves são as reações anafiláticas, que podem ser desencadeadas por alimentos, medicamentos e venenos de insetos (abelha, formiga, marimbondo e vespa). Já as reações contínuas podem ser as provocadas pelos alérgenos ambientais como ácaros, fungos, polens e epitélios de animais que podem desencadear asma, dermatite, rinite e conjuntivite alérgica.

Qual o objetivo da Imunoterapia?

A Imunoterapia procura reduzir o grau de sensibilização através de uma imunomodulação, impedindo reações imediatas graves e interferir na inflamação características das doenças de longa evolução como asma e rinite alérgicas.

Quando pode ser indicada?

A imunoterapia pode ser indicada para pessoas sensíveis aos ácaros da poeira doméstica, epitélios de animais, fungos, polens e venenos de insetos (abelhas, formigas, marimbondo e vespa). Para correta indicação é necessário ter a comprovação da sensibilização, que é feito através de exames de sangue ou testes cutâneos. Atualmente não existe indicação de Imunoterapia para urticária, dermatite de contato ou alergia alimentar. No caso dos alimentos existem alguns estudos de dessensibilização para alguns alimentos específicos.

Quais os benefícios da Imunoterapia?

A modificação da resposta imune é o ponto principal da Imunoterapia. Nos casos de Imunoterapia com venenos de insetos é muito eficaz em bloquear a reatividade do alérgico, provocando o desaparecimento da sensibilização alérgica. Muitos estudos demonstram eficácia e diminuição dos sintomas clínicos da rinite e asma, em pacientes com rinite existem alguns estudos demonstrando que podem prevenir o surgimento de sensibilização para outros alérgenos e também impedir a evolução de rinite para asma.

Ver perfil

Matéria Por

Juliano Pacheco Villani

Alergologia e Imunologia

CRM/MG 65.668 | RQE 33.539 | Uberlândia

Deixar Comentário