ESPECIAL CAPA

O que é cisto sinovial?

É uma bolsa de tecido mole cheia de líquido sinovial (mucina). É o tumor de partes moles mais comum da mão e geralmente está preso a alguma estrutura como cápsula articular, tendão, ligamento ou bainha do tendão. É mais prevalente em mulheres e 70% das vezes ocorre entre os 15 a 40 anos de idade. Geralmente são únicos e podem acometer todas as articulações sinoviais do corpo. O mais comum é na região dorsal do punho.

Causa

Sua causa ainda não é estabelecida, mas existem teorias que falam em favor de desgaste celular na região da articulação, tendão ou bainha do tendão.

Sintomas

Geralmente, o que faz os pacientes procurarem atendimento é a aparência cosmética, dor, fraqueza e a preocupação que seja algo mais grave.

Pode ocorrer malignização?

Não há nenhum caso descrito de malignização.

Diagnóstico

O diagnóstico é essencialmente clínico, com uma história detalhada e um exame físico minucioso. Pode ser complementado por ultrassonografia que geralmente identifica a origem e o conteúdo da lesão.

Tratamento

O tratamento não cirúrgico pode ser realizado com acompanhamento ou aspiração do conteúdo com ou sem infiltração de um corticoide, resolve o problema em 20% a 30% dos pacientes, porém associados a reincidências. O tratamento cirúrgico pode ser feito da maneira clássica, via aberta ou através de ressecção via artroscópica. Ambos apresentam bons resultados e em estudos recentes resultados semelhantes.

Ver perfil

Matéria Por

Maurício Vieira de Padua Maia

Cirurgia da Mão

CRM/MG 74.264 | RQE 40.361| RQE 40.362 | Uberlândia

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS