Como já foi demonstrado na última matéria, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando um coágulo sanguíneo bloqueia uma artéria interrompendo o fluxo sanguíneo para uma área do cérebro. Isto faz com que as células do cérebro morram causando sequelas ou até mesmo levando o paciente à morte.
Atualmente existe uma medicação aplicada na veia que consegue dissolver os coágulos e reestabelecer o fluxo de sangue para o cérebro. Quando bem indicado, rapidamente administrado e associado aos demais cuidados hospitalares, tem capacidade de evitar que a lesão cerebral ocorra, neutralizando as consequências do AVC.
Entretanto, quando a obstrução é de uma grande artéria do cérebro, como acontece em 20-30% dos AVCs, e infelizmente são os casos mais graves que deixam mais sequelas e levam a óbito, nestes casos muitas vezes a medicação não é suficiente para desobstruir a artéria. Quando isto acontece, será necessário o tratamento endovascular
O tratamento endovascular é realizado em hospitais que tenham serviço de hemodinâmica e é realizado por um médico neurorradiologista intervencionista. De maneira minimamente invasiva através da técnica endovascular (por dentro dos vasos) é realizado uma punção na virilha e navegado até a localização do coágulo onde o médico consegue realizar desobstrução mecânica da artéria cerebral acometida, restabelecendo o fluxo de sangue e evitando que a lesão cerebral ocorra. O método é capaz de evitar que o paciente fique com sequelas ou mesmo que o paciente vá a óbito pela doença.
Um em cada seis pessoas terão um AVC na vida, e essa pessoa pode ser qualquer um de nós. Portanto, saber identificar a ocorrência de um AVC e procurar rapidamente um hospital que ofereça toda as opções de diagnóstico e tratamento é de suma importância.
Na sequência de matérias publicadas, primeiro mostrei o panorama do AVC, no que consiste a doença e as principais formas de tratamento, nesta explico melhor o que é o tratamento endovascular, na próxima matéria será abordado como identificar um AVC. Até lá!
Matéria por
Dr. Luiz Pedro Willimann Rogério
Neurocirurgia CRM 17821 RQE 14899 | Criciúma