Perder parcialmente a dentição afeta a qualidade de vida e prejudica a autoestima. Os implantes são a melhor solução para substituir os dentes perdidos. Contudo, pacientes com osso insuficiente são muitas vezes desencorajados a colocar implantes ou não querem se submeter a um demorado, doloroso e dispendioso processo de enxerto ósseo.
Com o Protocolo All on Four, através de um procedimento rápido e minimamente invasivo, o paciente pode recuperar o seu sorriso em apenas uma intervenção, mesmo que lhe tenham dito que não reúne as condições para colocar implantes convencionais ou que não tem quantidade de osso suficiente.
Com a instalação de apenas 4 (quatro) implantes na região do osso da maxila ou da mandíbula, o paciente já pode ter uma prótese totalmente fixada por implantes.
VANTAGENS DO PROTOCOLO ALL-ON-FOUR:
Taxa de sucesso elevada, 99,8%;
Elimina a necessidade de enxerto ósseo, o qual submetia a um processo cirúrgico mais invasivo e traumático;
Procedimento cirúrgico simplificado e de curta duração – entre 1 a 2 horas por arcada para uma reabilitação oral completa;
Permite tratar pacientes com diabetes, osteoporose ou outras condições de saúde usualmente contraindicadas para o enxerto ósseo;
Reabilitação em 48 horas – não apenas a cirurgia, mas também a colocação da dentição fixa com função imediata (no processo convencional, a colocação da dentição pode demorar até cerca de 12 meses, ou seja, 01 ano);
Processo menos dispendioso (ao evitar o enxerto ósseo e reduzir o número de implantes, reduzir o número de cirurgias.
PROBLEMAS GENGIVAIS ESTÉTICOS E FUNCIONAIS
Sorriso gengival
O sorriso gengival alto é a exposição exagerada das gengivas ao falar ou sorrir. O diagnóstico é feito com o paciente sorrindo, uma técnica simples e que pode ser feita em casa. O padrão utilizado para a identificação do problema é a exposição de até 85% dos dentes anteriores ao sorrir, sendo que a única parte das gengivas que podem aparecer é a que está localizada entre os dentes – a ameia gengival.
O sorriso gengival alto é mais frequente em mulheres, e pode prevalecer em até 10% dos indivíduos na faixa dos 20 aos 30 anos.
As causas do sorriso gengival
Crescimento exagerado das gengivas sobre os dentes;
Hiperatividade do lábio superior;
Crescimento ósseo vertical em excesso da maxila;
Lábio superior curto.
Como corrigir o sorriso gengival
A indicação da técnica a ser escolhida depende exclusivamente de um diagnóstico adequado e diferenciado, possibilitando a correta elaboração do plano de tratamento.
Matéria por
Marcius Vinicius Reis de Araújo Carvalho
Odontologia CRO/PI 2790 | Teresina