Historicamente os felinos são uma espécie perseguida em alguns momentos e venerada em outros. E apesar de toda a evolução eles ainda mantém características físicas e comportamentais. Herança da vida no meio selvagem.
Em nossa sociedade o modo de vida agitado e ocupado dos seres humanos tem contribuído para o aumento no interesse por essa espécie tão “independente”.
No entanto não podemos esquecer que os felinos, assim como os cães, também demandam atenção e cuidados para que não se sintam frustrados em sua própria casa. Os gatinhos devem ser vermifugados periodicamente e há várias doenças que podemos prevenir através de vacinações. Eles amam ser escovados e podem tomar banho sempre que necessário. Precisamos estar atentos a saúde bucal pois eles também precisam de cuidados como a profilaxia dental (tartarectomia).
Consulte um Médico Veterinário de sua confiança sempre que notar algo diferente com seu gato. Eles são estoicos, não demonstram dor. Qualquer comportamento diferente do que ele é acostumado a apresentar pode ser um problema
Eles adoram “ brincadeiras “que denotem a sua vida livre. Como caçar, se esconder, arranhar (afiar unhas) e morder. Precisamos entender melhor o comportamento desta espécie e ajuda-los a utilizar a energia acumulada durante os longos períodos de solidão na ausência de seus tutores.
Acredite os felinos podem ser companheiros incríveis. Eles são extremamente fiéis e adoram o seu cheiro, por isso amam dormir na sua cama.
A vida é muito mais feliz com Animais!!!
Não podemos esquecer que os felinos, assim como os cães, também demandam atenção e cuidados para que não se sintam frustrados em sua própria casa. Os gatinhos devem ser vermifugados periodicamente e há várias doenças que podemos prevenir através de vacinações.
Matéria por
BIBIANA FELIX DA SILVA
CRMV/MT 2985 MÉDICA VETERINÁRIA | Tangará da Serra