Os sinais e sintomas do câncer de vesícula biliar geralmente só se manifestam quando a doença já está em estágio avançado, mas em alguns casos podem aparecer em um estágio mais precoce, quando o tratamento pode ser mais eficaz. Alguns dos sintomas mais comuns do câncer de vesícula biliar são: Dor Abdominal, Náuseas e Vômitos. Icterícia (olho amarelo).
Fatores de Risco
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de vesícula biliar: Cálculos Biliares. Os cálculos biliares são o fator de risco mais comum para o câncer de vesícula biliar. Em torno de 75% das pessoas com câncer de vesícula têm cálculos biliares quando são diagnosticadas. Vesícula Biliar de Porcelana. A vesícula de porcelana é uma condição na qual a parede da vesícula biliar fica coberta com depósitos de cálcio. Ocorre após longos períodos de inflamação da vesícula biliar. O câncer de vesícula biliar ocorre com mais frequência em mulheres. Os cálculos biliares e a inflamação da vesícula biliar são dois fatores de risco importantes para o câncer de vesícula biliar. Idosos: A idade média das pessoas quando são diagnosticadas é de 72 anos. Mais de 75% dos pacientes diagnosticados tem mais de 65 anos. Cistos de Colédoco são bolsas de bile ligadas ao ducto biliar. As células que revestem essa bolsa muitas vezes contêm áreas com alterações pré-cancerosas que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver câncer de vesícula biliar. Pólipos da Vesícula Biliar. Alguns pólipos formados na parede da vesícula biliar podem ser pequenos tumores (benignos ou malignos) ou podem ser causados por uma reação inflamatória. Os pólipos maiores têm maior probabilidade de serem malignos, nestes casos, é indicada a retirada da vesícula biliar.
Diagnóstico e Tratamento
Estes cânceres em estágio inicial são diagnosticados inesperadamente quando a vesícula biliar de uma pessoa é removida devido a cálculos biliares. Quando a vesícula biliar é examinada no laboratório após a remoção, pequenos cânceres ou pré-cânceres que não causam sintomas são às vezes diagnosticados.
Existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir seu risco. Manter um peso saudável é uma forma importante de uma pessoa poder reduzir suas chances de desenvolver câncer de vesícula biliar, bem como vários outros tipos de câncer. É recomendado a todas as pessoas manter um peso saudável ao longo da vida, ser fisicamente ativo e ter uma dieta saudável. Os cálculos biliares são um importante fator de risco, a remoção da vesícula de todas as pessoas com cálculos biliares evitaria muitos desses cânceres. No entanto, os cálculos biliares são muito comuns e o câncer de vesícula biliar é muito raro, mesmo em pessoas com cálculos biliares.
O câncer de vesícula biliar ocorre com mais frequência em mulheres. Os cálculos biliares e a inflamação da vesícula biliar são dois fatores de risco importantes para o câncer de vesícula biliar. Idosos: A idade média das pessoas quando são diagnosticadas é de 72 anos.
Matéria por
Michelli Daltro Coelho Ridolfi
Cirurgia do Aparelho Digestivo CRM/MT 5727 | RQE 2965 | Cuiabá