Crise conjugal: Como lidar? Quem poderá ajudar?

PSICOLOGIA

Crise conjugal: Como lidar? Quem poderá ajudar?

....e viveram felizes para sempre... como num lindo conto de fadas.... Essa é a promessa do casamento. Será assim mesmo?

No casamento, os cônjuges projetam a satisfação do desejo e das promessas nupciais através da troca, onde ambos buscam a felicidade, vinculados a esta, a magia de um conto de fadas. O casal espera um do outro a contemplação do amor. Porém, quando isso não se realiza, a frustração aparece e começam os conflitos conjugais. É visto que o casamento vem sofrendo muitas mudanças, devido ao mundo moderno e atual, em que a mulher passou a ocupar um espaço diferenciado através do seu processo de emancipação, criando se assim novas necessidades conjugais e familiares além de novos ideais de felicidade, diferentes de outras épocas do casamento tradicional.

É importante considerar também que a união de duas pessoas de culturas diferentes, cada qual com sua estruturação psíquica de fantasias e desejos subjetivos, nem sempre se encontra, e esse descompasso poderá causar o desequilíbrio, as angústias e os conflitos apresentados pelo casal. Tudo isso é um tema vasto de significações a serem examinadas e que merecem observações individualizadas. Psicoterapia de casal, fazer ou não? Assunto polêmico esse, não! Pois é. Tantas questões se colocam diante desse assunto que normalmente os casais perdem a perspectiva de encontrar uma direção para esse problema.

Ainda é tímida a procura no consultório psicológico por psicoterapia de casais, pois há uma grande dificuldade em buscar ajuda profissional para essa crise, já que a decisão deve ser tomada por ambos os cônjuges, o que normalmente não acontece, e somente uma das partes se mostra interessada. Pontuamos aqui, a necessidade de ser recíproca a decisão em procurar ajuda, já que estamos falando em relação de casal. A psicoterapia de casais é apresentada por diversas orientações teóricas e diferentes linhas de compreensão, cada qual com seu entendimento referente aos conflitos apresentados.

Diante disso, a escolha por um profissional habilitado ao qual o casal consiga confiar e criar um vínculo é muito importante. Na grande maioria das vezes a procura por ajuda, acontece quando a separação do casal já é inevitável. Diante disso, consideramos importante a informação de que a CRISE CONJUGAL, mesmo que difícil, é merecedora de uma atenção especial, já que normalmente não só ocorre a dissolução do casal, mas também da família. Esse é um assunto para muitas reflexões.

Ver perfil

Matéria Por

JOSIENE DANUSA LEIDA

Psicólogo

CRP/MT 00883 | Sorriso

Ver perfil

Matéria Por

SOLANGE DALLA CORTE

Psicólogo

CRP-MT 18/04142 | Sorriso

Deixar Comentário