BIÓPSIA DE PRÓSTATA Tire suas dúvidas

UROLOGIA

BIÓPSIA DE PRÓSTATA Tire suas dúvidas

Atualmente, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum do homem, representando a quarta causa de morte por câncer no Brasil, sendo a segunda causa de morte por câncer no sexo masculino. A frequência do câncer da próstata aumentou de forma explosiva nos últimos anos, consternando a ciência médica e os homens em geral. Notícias e reportagens inundaram os meios de comunicação, com duas consequências imediatas: os homens estão mais conscientes dos problemas da próstata, o que é bom; mas, informações desencontradas têm gerado aflições indevidas, o que é ruim. O rastreamento (triagem) do câncer de próstata é feito por meio do exame de Toque Retal e da dosagem do PSA (exame de sangue).

Quando um desses dois exames estiverem alterados, com suspeita para câncer, deve-se realizar a Biópsia da Próstata. A biópsia da próstata consiste na retirada de pequenos fragmentos da glândula, para análise microscópica do material por um médico patologista. Apenas este exame é capaz de confirmar ou afastar a possibilidade de câncer de próstata. O procedimento é realizado com sedação e anestesia local, ou seja, é indolor. Após a sedação, introduz- se o aparelho de ultrassom no reto, onde realiza-se a coleta do material com agulha fina, podendo- se retirar o número de fragmentos que forem necessários.

O procedimento é considerado de baixo risco para complicações, mas, como todo procedimento médico, existem alguns riscos que podem ser: infecção na próstata (prostatite), sangramento (fezes, urina ou sêmen), febre ou dores. Deve-se manter repouso durante 2 a 3 dias, enquanto a análise do material é realizada ficando pronta alguns dias depois. Em alguns casos, pode acontecer da biópsia ser negativa, e a dúvida diagnóstica persistir, sendo necessário coletar mais material (maior número de fragmentos) ou direcionar os fragmentos para alguma área suspeita específica da próstata.

Ver perfil

Matéria Por

EDUARDO MACIEL NARVAES

Urologia

CRM 7718 RQE Nº: 3230 | Rondonópolis

Deixar Comentário