ESPECIAL CAPA

UMA TRAJETÓRIA DE AMOR PELA MEDICINA

DRA. ÉTHEL BARBOSA RAUNHEITTI DE SOUZA: Do Rio de Janeiro a Rondonópolis, uma trajetória de amor pela medicina. Conheça a história da médica carioca, apaixonada por crianças e por tratar casos de alergia, que escolheu Rondonópolis como sua cidade do coração. Em 2015, a médica Éthel Barbosa Raunheitti de Souza se mudou para Rondonópolis com a família. Na bagagem, uma pós- -graduação em Pediatria pela UFRJ, outra em Alergia pela IPMED, finalizada em 2017, e a experiência de mais de 10 anos nos cuidados de crianças em pronto atendimentos no Rio de Janeiro. A relação da carioca com a cidade mato-grossense começou quando Éthel conheceu Dr. Alberto Carvalho de Souza Júnior, na faculdade de medicina onde estudavam.

Éthel e Alberto começaram a namorar e visitavam com certa frequência Rondonópolis, cidade natal de Alberto. Os dois se formaram, construíram suas trajetórias profissionais, tiveram dois filhos e decidiram que Rondonópolis poderia ser um bom lugar para continuar a história da família. Na cidade, a médica foi convidada pelos cunhados, a Dra. Fernanda Figueira de Souza e Dr. Alexander Paul Winnikow, a fazer parte da clínica Dermo Estetic. Éthel aceitou o convite e começou a atuar no tratamento de alergias de adultos e crianças. “Por conta da minha trajetória, o tratamento de alergia em crianças acaba sendo meu maior foco”, explica a médica.

"Criança me encanta"

O trabalho com as crianças percorre mesmo toda a trajetória de Éthel. As memórias de menina estão relacionadas ao trabalho dos pais, a pediatra Maria Fátima Tourino Barbosa Raunheitti e o ginecologista e obstetra Fábio Gonçalves Raunheitti. “Eu tive sempre a influência da minha mãe. Lembro muito dela me levar junto no trabalho. Durante a faculdade, eu ainda tentei ver outras especialidades, mas não teve jeito, acabei caindo na pediatria”. Quem vê a disposição da Dra. Éthel no consultório talvez nem desconfie que ela recentemente foi mãe da terceira filha. Éthel é mãe de Letícia, de 11 anos, de João Lucas, de 5, e de Betina, de apenas 4 meses e meio. A afinidade com as crianças parece mesmo lhe encher de vida.

“Criança transmite uma alegria. Mesmo quando estão doentinhas, elas abrem aquele sorriso. Depois, quando você consegue melhorar a criança, o carinho que ela tem com você é difícil definir. Criança me encanta”. No trabalho da Dermo Estetic, a realização profissional é grande na medida em que a médica consegue conciliar sua paixão pelas crianças e seus conhecimentos sobre os tratamentos de alergia. Quanto a Rondonópolis, a médica ilumina os olhos para falar sobre a cidade que escolheu para viver: “As pessoas me perguntam muito se eu tenho saudade do Rio e como é que eu vim parar aqui. Só sinto falta da minha família. Fui muito acolhida em Rondonópolis. Aqui é diferente”.

 

Ver perfil

Matéria Por

Éthel Barbosa Raunheitti de Souza

Médica

CRM/MT 8237 | Rondonópolis

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS