Doença Venosa Crônica e Varizes

ANGIOLOGIA

Doença Venosa Crônica e Varizes

A doença venosa crônica dos membros inferiores é uma das patologias mais prevalentes no mundo. Estudos internacionais apontam que até 80% da população global possa apresentar de graus leves a avançados da doença. As queixas clínicas mais recorrentes no consultório de Angiologia são dores do tipo queimação, cansaço, sensação de pernas pesadas e inchaço nas pernas, principalmente ao redor dos tornozelos.

Os sintomas frequentemente melhoram com a elevação dos membros inferiores e se agravam no final do dia, sobretudo após longos períodos em pé ou sentado. São mais intensos em dias quentes, no período pré-menstrual e durante a gravidez. Outro fator de grande desconforto no paciente é o surgimento das varizes, que são veias superficiais anômalas, dilatadas, tortuosas e alongadas nas pernas.

A presença desses vasos anormais está associada a risco de sangramentos e de tromboses superficiais, além do comprometimento estético das pernas. Em estágios avançados, a doença venosa crônica pode levar a alterações permanentes na coloração e na textura da pele, e a úlceras varicosas. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento das varizes são a hereditariedade, o sexo feminino, o uso de anticoncepcionais, o sobrepeso, o sedentarismo, o tabagismo e as atividades profissionais que exigem a permanência em pé ou sentado por várias horas do dia.

O diagnóstico é eminentemente clínico, mas dispomos de exames complementares, como o ecoDoppler venoso, para melhor avaliação das causas e da extensão da doença. O tratamento da doença venosa inclui mudanças no estilo de vida, uso rotineiro de meias elásticas, além de medicações para alívio dos sintomas e, em alguns casos, a cirurgia convencional ou a laser. A escleroterapia, conhecida popularmente como “aplicação de varizes”, também faz parte do arsenal terapêutico e tem suas indicações bem definidas pela avaliação do Angiologista e Cirurgião Vascular. Manter a saúde das pernas depende muito da adoção de hábitos saudáveis, da prevenção e do tratamento em tempo hábil.

Ver perfil

Matéria Por

Celso Luiz Lisita Filho

Cirurgia Vascular

CRM/GO 14.400 | RQE 10439 | Rio Verde

Deixar Comentário