Quais os benefícios do exame da Baropodometria?

FISIOTERAPIA

Quais os benefícios do exame da Baropodometria?

O Baropodômetro

O exame é feito em um equipamento de alta tecnologia, o baropodômetro, que funciona através de sensores que captam, com precisão, os pontos de pressão sob a sola do pé, estabilometria e forças da pisada e os quantificam numericamente em unidade de pressão (quilopascal).

Por que analisar as pressões plantares?

Para que tenhamos o corpo em uma situação harmônica, sem dores, é importante que a base de sustentação (os pés) esteja em condições favoráveis. E isso se dá através de um bom equilíbrio corporal ortostático. Então, através da baropodometria, conseguimos mensurar a estabilidade corporal, avaliando o equilíbrio ortostático que tem influência direta nas pressões plantares.

O diferencial do exame no tratamento das dores

Gerando informações relacionadas ao equilíbrio e pressões plantares, o fisioterapeuta consegue correlacionar esses achados com as queixas e as disfunções encontradas no exame físico do paciente, conseguindo chegar a um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, uma recuperação funcional melhor. Também é uma ferramenta interessante para comparar resultados obtidos antes e após uma intervenção terapêutica, respeitando a individualidade de cada paciente. “Eu consigo mostrar para o meu paciente, praticamente numa situação instantânea, como está a sua recuperação. O antes e depois da sessão de PNS”.

Quem pode fazer esse exame?

A baropodometria é, então, um exame que pode ser feito por qualquer pessoa, seja por indicação médica ou não. É um exame direcionado para aqueles que vêm à clínica em busca de tratamento da dor, mas também pode ser feito por pessoas que querem saber mais sobre seu pé e sua pisada e identificar fatores de risco para lesões. A geração automática de relatórios tornam o baropodômetro adequado para uma vasta gama de aplicações: prevenção, diagnóstico e acompanhamento de reabilitação.

Ver perfil

Matéria Por

ISABELLA LESSA GATTO

Fisioterapia

CREFITO 9/247127-F | Rondonópolis

Deixar Comentário