A clínica Gênese está em novo endereço e com novo projeto de atendimento integrado para mulheres. Gestantes podem contar com respaldo de diferentes profissionais.
É difícil abrir a porta da nova clínica Gênese e não se encantar. A luz natural que entra no espaço ilumina a sala de espera cheia de almofadas aconchegantes. De qualquel lugar que se olha, é possível ver o jardim e a piscina ao fundo. Plantas e flores recepcionam as pacientes que chegam para ser atendidas. Acolhimento é a palavra que sintetiza a atmosfera do novo espaço da Gênese.
A sensação é de estar em casa. Para o Dr. Pedro Luiz Carvalho e Silva, ginecologista e obstetra que conduz a clínica, esse sentimento é verdadeiramente real. O novo espaço da Gênese foi sua casa da infância. “Morei aqui a té meus 14 anos. É um lugar muito especial para mim”, conta o médico. A energia maternal está em cada ambiente. Foi a mãe do Pedro, inclusive, que pensou em todos os detalhes da decoração da nova clínica.
Projeto integral no cuidado com a mulher
Foi com todo esse carinho que a Gênese abriu suas portas no começo de fevereiro. Idealizada por Dr. Pedro, a acolhedora clínica têm uma proposta inovadora no atendimento ginecológico e obstétrico na cidade: o trabalho conjunto com outras especialidades.
Fisioterapia obstétrica, nutricionista, psicologia, esteticista, fonoaudiologia e doulas - que oferecem cursos sobre gestação e maternidade - estão à disposição das mulheres que procuram a clínica em busca dos cuidados para sua saúde e, no caso das grávidas, do parto humanizado. “É uma equipe muito coesa, que pensa parecido. Nós estamos juntos por afinidade”, ressalta o médico.
Parto humanizado: respeito à individualidade da gestante
Uma das referências na cidade no assunto, Dr. Pedro explica que a humanização começa respeitando as escolhas individuais. “Humanização significa individualização. É preciso entender a necessidade da mulher e, dentro das possibilidades médicas baseadas em evidências, apoiar suas escolhas. A mulher precisa se sentir confortável e amparada”.
Com base em todas as informações disponibilizadas pela equipe da clínica, a mulher pode tomar uma decisão consciente. Decidir sobre o parto normal ou pela cesárea, por exemplo, está dentro desse preceito. “Por isso, o respaldo psicológico que a clínica oferece também é fundamental”, completa o obstetra.
Um encontro com o cuidado de cada gestação
Dr. Pedro é filho do também ginecologista e obstetra Dr Manoel da Silva Neto. Inspirado pelo pai, especializou-se na mesma área. Fez medicina no Rio de Janeiro (Universidade Gama Filho), residência em São Paulo (Unifesp e Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha) e voltou para Rondonópolis, em 2016, especialista em medicina fetal.
Quando descobriram que o médico preconizava o parto normal, as pacientes começaram a procurá-lo. Em pouco tempo, Dr. Pedro tornou-se conhecido por ser um obstetra que acolhe a gestante em suas necessidades. “Hoje, minha especialidade em a medicina fetal me dá respaldo no pré-natal, mas é no trabalho para que o parto humanizado aconteça que eu me encontrei”, finaliza o médico.
A Clínica Gênese é hoje o espaço desse encontro.
Matéria por
Pedro Luiz Carvalho e Silva
Ginecologia e Obstetrícia CRM/ MT 7779 | RQE 3876 | Rondonópolis