Glaucoma: Uma causa de cegueira silenciosa

OFTALMOLOGIA

Glaucoma: Uma causa de cegueira silenciosa

O glaucoma é um conjunto de doenças que lesam tipicamente o nervo óptico (nervo responsável pela conexão do olho ao cérebro) e, consequentemente, afetam a visão. Estima-se que cerca de 400 a 500 mil brasileiros sejam portadores de glaucoma nas suas diversas formas, sendo essa doença uma das principais causas de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. A faixa etária mais prevalente é de pacientes acima de 60 anos, mas podem ser encontradas as variantes dessa doença em todas as idades, inclusive em bebês e crianças, o chamado glaucoma congênito. Os sintomas do glaucoma podem ser variados de acordo com sua etiologia.

No glaucoma agudo, há um aumento abrupto da pressão ocular, o que causa dor súbita intensa e embaçamento visual, que, se não tratado rapidamente, pode levar a graves sequelas visuais. Porém, na maioria das vezes, como nos casos de glaucoma primário de ângulo aberto, que é o tipo de glaucoma mais prevalente no Brasil, não há sintomas nas fases iniciais da doença. O paciente normalmente só percebe algo de errado em sua visão quando a doença já está avançada e não é possível mais recuperar a perda visual já ocorrida. Uma vez detectado o glaucoma, existe tratamento para evitar a progressão da doença que, na maioria das vezes, é feito com uso contínuo de colírios para diminuir a pressão ocular.

Em casos específicos são necessários tratamentos mais complexos como laser ou mesmo cirurgia. Por isso, é muito importante a prevenção e o diagnóstico precoce, feito por médico especializado em oftalmologia, que é o único profissional habilitado para diagnosticar e tratar essa doença. Recomenda-se para população geral consultas oftalmológicas anuais e, para pessoas com histórico familiar de glaucoma, a recomendação é que consulte seu oftalmologista a cada seis meses.

Ver perfil

Matéria Por

João Celso Garcia Cruvinel

Médico

CRM/MT 9874 RQE 4737 | Primavera do Leste

Ver perfil

Matéria Por

Thiago Guimarães Ferreira da Costa

Oftalmologia

CRM/MT 7949 | RQE 3434 | Primavera do Leste

Deixar Comentário