FONOAUDIOLOGIA

Quando eu sei que estou “ruim dos ouvidos”?

Alguns sinais são pedir para as pessoas repetir uma palavra ou frase frequentemente, utilizando hã? Quê? Repete? Quando envelhecemos, existe o efeito natural do envelhecimento de todas as estruturas do nosso corpo na audição, isso se chama presbiacusia (diminuição da capacidade de ouvir), ou seja, perda natural decorrente do envelhecimento. Porém, pode acontecer muito antes e em qualquer idade, como no caso de pessoas que trabalham expostas a barulho e infecções de ouvido (otites). A perda auditiva pode ser de grau leve à surdez e pode afetar um ouvido, ou os dois. Sem tratamento, a perda vai se agravando lentamente.

Sintomas de perda auditiva:

1. Dificuldade em falar ao telefone;
2. Falar muito alto;
3. Pedir frequentemente para repetir alguma informação;
4. Ter a sensação de ouvido tapado;
5. Olhar constantemente para os lábios;
6. Necessidade de aumentar o volume.

A perda auditiva em adultos e crianças é diagnosticada por um fonoaudiólogo, e é necessário realizar exames de audição, como audiograma, para identificar o grau da perda auditiva. Geralmente, os indivíduos com níveis de perda auditiva leve, moderada ou severa são chamados de deficientes auditivos e aqueles que não têm audição profunda são conhecidos por surdos.

Tratamentos para Audição

O tratamento para a perda auditiva depende de sua causa, sendo sempre indicado pelo otorrinolaringologista. Alguns dos tratamentos para perda de audição, pode ser fazendo lavagem no ouvido, quando se tem excesso de cera, tomar medicamentos em caso de otites, ou colocar aparelho auditivo para recuperar parte da audição. Nós podemos te ajudar a voltar a ouvir! Ouvir é um direito de todos! Temos muitas variedades de aparelhos auditivos para lhe dar qualidade de vida e conforto, agende sua consulta!

Ver perfil

Matéria Por

JHONATTA ALVES MOREIRA

Fonoaudiologia

CRFª/MT 8972 | Rondonópolis

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS