Otite Média Crônica e Cirurgia de reconstrução do tímpano (Timpanoplastia)

Otite Média Crônica e Cirurgia de reconstrução do tímpano (Timpanoplastia)

Uma timpanoplastia é recomendada quando a membrana timpânica está perfurada associada a uma perda da audição ou infecções de repetição.

O que é Otite Média Crônica?

A Otite Média Crônica representa um conjunto de problemas do ouvido médio de evolução crónica, tais como uma perfuração do tímpano que não cicatriza ou uma infecção do ouvido médio (otite média) que não melhora ou que recidiva sucessivamente.

O que é a timpanoplastia?


Timpanoplastia é um procedimento que repara ou reconstrói uma perfuração (“buraco”) na membrana do tímpano, é realizada para ajudar a restaurar audição normal e prevenir infecções de repetição do ouvido.

O que o paciente sente quando tem perfuração do tímpano?


Os sintomas podem ser saída de pus ou sangue pelo ouvido, perda da audição, tontura quando água entra dentro do ouvido e frequentes infecções de ouvido.

Quando a timpanoplastia é indicada?


Uma timpanoplastia é recomendada quando a membrana timpânica está perfurada associada a uma perda da audição ou infecções de repetição.

Como é realizada a timpanoplastia?

A timpanoplastia pode ser realizada com anestesia geral (em crianças) ou com anestesia local (em adultos). Um corte (incisão) é feito atrás da orelha, a orelha é levada para frente, e então a membrana do tímpano é exposta com cuidado, e o ouvido médio (cadeia de ossículos) é examinado.

A cirurgia também poderá ser realizada através do canal do ouvido, sem cortes atrás da orelha; a escolha da via (através do canal ou atrás da orelha), dependerá do tamanho e da localização da perfuração da membrana do tímpano.

O local que possui a perfuração na membrana do tímpano é então limpo (debridado), um pedaço de fáscia (que é um tecido que fica abaixo da pele) é retirado de trás da orelha e colocado abaixo do “buraco” (perfuração) da membrana do tímpano para criar uma nova membrana sem defeitos. Este tecido é chamado de enxerto. O enxerto possibilita que uma nova “pele” cresça e feche então a perfuração existente na membrana do tímpano.

Este procedimento dura cerca de 60 a 120 minutos.

Ver perfil

Matéria Por

Natalie Piai Ravazzi Rapchan

Otorrinolaringologia

CRM/SP 95.612 | Presidente Prudente

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional