Síndrome do Ovário Policístico e Infertilidade

A infertilidade é definida pela ausência de gestação após um ano de relações sexuais desprotegidas e frequentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as causas da infertilidade foram divididas em: fatores femininos 37% dos casos, masculinos em 5%, ambos em 35% e o restante apresentava causas desconhecidas em 23%.

As principais causas de infertilidade feminina são:

• Desordens ovulatórias: 25%;
• Fatores tubo peritoneais (aderências pétricas, obstrução tubária): 25%;
• Endometriose: 15%;
• Outras anormalidades: 18%.

Os principais fatores de risco para as causas de infertilidade de origem ovulatórias são: obesidade, consumo de drogas, tabagismo, uso exagerado de álcool, cafeína e exercícios físicos demasiados.

Entre as causas de disfunção ovulatória, está a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). É a causa ovulatória mais comum de infertilidade; 40% das pacientes com síndrome têm infertilidade.

A Síndrome do Ovário Policístico é um distúrbio endocrinológico que afeta 10% das mulheres. Para o seu diagnóstico, precisa ter dois dos três critérios seguintes:

• Anovulação, ou seja, atraso menstrual;
• Hiperandrogenismo clínico ou laboratorial, manifestada por acne, excesso de pelos ou aumento dos hormônios androgênicos;
• Ovário policístico ao ultrassom.

Além da infertilidade, a SOP está associada ao aumento de risco para diabetes, obesidade e, possivelmente, doença cardiovascular em longo prazo.

Entre as opções terapêuticas, a primeira medida para as mulheres que têm SOP e não conseguem engravidar é perder peso. Para as pacientes com sobrepeso e obesas, a perda de peso está associada com diminuição dos hormônios androgênicos e melhora da ovulação. Outras formas de tratamento incluem o coito programado com medicamentos para estimulação ovariana, indução da ovulação e inseminação intrauterina. E, caso não haja resposta, técnicas de alta complexidade como fertilização in vitro.

Ver perfil

Matéria Por

Gisele Delfino Zamberlan

Ginecologia e Obstetrícia

CRM/SP 121.470 | Presidente Prudente

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS