Saiba mais sobre doenças da tireoide:

ENDOCRINOLOGIA

Saiba mais sobre doenças da tireoide:

A glândula tireoide é localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão, e é responsável pela produção dos hormônios tireoidianos, T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que tem função reguladora de importantes órgãos como o coração, o fígado e os rins. As disfunções da tireoide acometem muito mais o sexo feminino que o masculino, podem acontecer em qualquer etapa da vida e são simples de se diagnosticar. 

Conheça algumas das disfunções tireoidianas mais comuns:

HIPOTIREOIDISMO: quando há uma diminuição na produção dos hormônios tireoidianos, causando cansaço excessivo, sonolência, diminuição da memória, alteração do humor, constipação intestinal e retenção de líquidos.

HIPERTIREOIDISMO: quando há produção excessiva dos hormônios tireoidianos, causando palpitação, agitação, irritabilidade, insônia, tremores das mãos, perda de peso e bócio (aumento do tamanho da glândula tireoide).

NÓDULO NA TIREOIDE: estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida, mas isso não significa que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos. A palpação da tireoide durante o exame físico na consulta médica é de fundamental importância para sua detecção.

Caso você tenha algum desses sintomas procure um endocrinologista!

Principais Sintomas do:

HIPERTIREOIDISMO
?? Palpitação;
?? Calor;
?? Tremor;
?? Perda de peso rápida;
?? Agitação psicomotora;
?? Insônia;
?? Queda de cabelo.

HIPOTIREOIDISMO
?? Indisposição;
?? Sonolência;
?? Depressão;
?? Sensibilidade ao frio;
?? Inchaço (retenção de líquido);
?? Sensação de tristeza.

Ver perfil

Matéria Por

Thamy Contursi Cambraia

Endocrinologia e Metabologia

CRM/RO 2957 | RQE 1187 | Porto Velho

Deixar Comentário