A importância da Radiologia no Diagnóstico Ortodôntico

ODONTOLOGIA

A importância da Radiologia no Diagnóstico Ortodôntico

A cada dia cresce a procura pelo sorriso perfeito, e essa exigência estética ganha a atenção do público em geral, afinal, é um direito de todos, independentemente da idade e classe social.

A conquista de um sorriso perfeito e harmonioso tem se tornado cada vez mais importante, visando a recuperação da saúde bucal, em geral. Graças a isso, a odontologia vem ocupando um grande espaço e atenção do público.

Nesse contexto, a ortodontia tem colaborado para melhorar a estética dos sorrisos em diversos casos, como: apinhamentos dentais, dores orofaciais, má oclusão, alterações esqueletais, alterações na ATM (Articulação Temporomandibular), ruídos nas articulações faciais, realinhamento dos dentes ocasionadas por perdas precoces de dentes, recuperando, assim, espaços perdidos para colocação de próteses individuais, cirurgias de implantes, nivelamento dentais, entre outros.

As ferramentas presentes na radiologia moderna possibilita um diagnóstico eficaz para o planejamento ortodôntico com a segurança necessária para sua evolução. O profissional dentista é o responsável pela solicitação dos exames adequados ao diagnóstico completo. Já os Centros de Radiologias, oferecem e orientam os profissionais quanto a solicitação correta dos mesmos, visando, assim, um resultado de excelência, que favorecerá ao profissional fazer um trabalho eficiente e de qualidade.

A Documentação Radiológica Odontológica vem sendo cada vez mais difundida entre os grandes profissionais, tanto no diagnóstico inicial, como também no acompanhamento ao longo do tratamento, já que nos dias atuais tem-se a obrigação de acompanhar a evolução do tratamento e tornou-se uma ferramenta fundamental de diagnóstico definitivo.

Atualmente, as radiografias necessárias para um bom resultado tem gerado algumas dúvidas na população pelo receio do uso dos raios X. Neste caso específico das radiografias odontológicas, utilizamos aparelhos com doses de radiações baixas e contamos ainda com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que são os aventais plumbíferos e protetores de tireoide, isso faz com que a execução desses exames, quando realizados por profissionais capacitados e equipamentos eficientes, não ofereça risco à saúde dos pacientes, pelo contrário, venha proporcionar tanto o benefício de um diagnóstico precoce, quanto a segurança de um acompanhamento criterioso por parte do radiologista, resultando em um tratamento de sucesso e excelência.

Ver perfil

Matéria Por

Carina Lelia Muniz

Ortodontia

CRO/RO 1413 | Porto Velho

Deixar Comentário