CIRURGIA PLÁSTICA

Cirurgia Plástica Combinada, Mamoplastia com Prótese de Silicone e Lipoescultura

Durante entrevista concedida à Revista Saúde, o cirurgião plástico Alexandre Engell fala sobre a Cirurgia Plástica Combinada. A mais procurada pelas pacientes é a associação da mamoplastia com prótese de silicone e a lipoescultura, duas técnicas realizadas durante a mesma cirurgia. A cirurgia de prótese de silicone pode ser associada à lipoescultura, melhorando as curvas corporais tanto do tórax, quanto da barriga, cintura, costas e culotes. Essa é uma associação de cirurgias plásticas muito procurada pelas mulheres e os resultados das duas cirurgias acabam somando-se, modelando o contorno corporal ainda mais.

É possível associar duas ou mais cirurgias?

Sim, pois quando as cirurgias são associadas, oferecem resultados muito mais satisfatórios aos pacientes. Essa possibilidade acaba virando uma tentação, e ao realizar mais de uma plástica no mesmo dia evita que o paciente passe por dois pré e pós-operatórios.

Quando é indicado a associação de dois procedimentos cirúrgicos?

A associação de mais de um procedimento cirúrgico promove uma melhoria no resultado da cirurgia plástica, levando em conta o desejo do paciente e a avaliação realizada pelo cirurgião plástico durante a consulta. A associação da lipoaspiração e a mamoplastia de aumento com prótese de silicone é uma das mais procuradas por mulheres no mundo todo. “Somente após realizar a avaliação do paciente e entender seus desejos e expectativas que será possível definir qual a técnica ideal para ele, cada paciente é único e deve ser avaliado individualmente,” afirma o cirurgião plástico Alexandre Engell.

Qual o tempo necessário de cirurgia e anestesia para realizar o procedimento?

Não existe um número limite de áreas corpóreas que podem ser feitos de uma única vez, mas é preciso sempre muito bom senso do cirurgião. Cirurgias muito longas na duração ou muito extensas na área corpórea podem aumentar os riscos para o paciente. É importante lembrar que, além do tempo da cirurgia, temos também o tempo da anestesia e estas duas condições associadas resultam em alterações no metabolismo e fisiologia do corpo, que são parecidos com o de um trauma. É o chamado estresse cirúrgico. O tempo de cirurgia e de anestesia depende muito de cada cirurgião e de cada paciente, mas toda cirurgia tem um tempo médio para ser realizado. O ideal é não passar mais do que 5 a 8 horas de cirurgia.

Quais são as recomendações para o pós-operatório?

O pós-operatório é extremamente importante para qualquer cirurgia realizada e influencia diretamente no resultado. É essencial que a paciente siga as recomendações do seu cirurgião plástico, para cada tipo de cirurgia existem recomendações específicas. Em uma mamoplastia, é orientado que a paciente não eleve os braços e nem realize movimentos bruscos pelo período de 30 dias após a cirurgia. “Para uma paciente que opta por fazer uma cirurgia combinada, é imprescindível ter e contar com a ajuda de outras pessoas, de preferência de seus familiares, para a realização de atividades diárias, como na hora de tomar banho, de se vestir, etc. E o período para recuperação deve ser maior do que de uma cirurgia normal,” enfatiza o cirurgião plástico Alexandre Engell.

Como é realizada a cirurgia combinada de mamoplastia com prótese de silicone e lipoescultura?

Durante a cirurgia, é realizada a aspiração da gordura localizada na região do abdômen, costas e/ou culotes, onde apresenta excesso e, em seguida, essa gordura é enxertada nas regiões onde vai melhorar o contorno e/ou corrigir volume, geralmente no glúteo. Em seguida, é realizada a mamoplastia, retirando o excesso de pele das mamas, com a introdução da prótese de silicone para elevar e melhorar o formato dos seios, proporcionando uma melhor harmonização no resultado final com a modelação do tórax, abdômen e cintura em uma única cirurgia. “É fundamental a conexão com a paciente, é essencial que o cirurgião plástico deixe claro o resultado provável e real da cirurgia que pode ser diferente daquele idealizado e tão desejado, cada pessoa é singular e possui um biotipo diferente, por isso a avaliação sempre deve ser individualizada,” afirma Alexandre Engell.

Ver perfil

Matéria Por

Alexandre Engell Santos

Cirurgia Plástica

CRM/RO 2342 | RQE 6118 | Porto Velho

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS