Responsáveis por corrigir problemas de oclusão e alinhar os dentes, os aparelhos ortodônticos fazem parte da vida de muitas pessoas. No entanto, atualmente, é possível encontrar os mais variados tipos: prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis. Os aparelhos podendo ser fixos ou móveis e ter seus efeitos nos dentes (ortodônticos) ou na estrutura óssea que sustenta os dentes (ortopédicos). Somente um bom profissional em ortodontia será capaz de indicar a melhor opção para cada caso.
Para que se entenda melhor sobre o assunto, listamos algumas características de cada tipo de aparelho ortodôntico disponível:
Aparelho Metálico Convencional: Esse é o tipo mais comum de aparelho utilizado e apresenta uma excelente eficácia para a grande maioria dos problemas dentários. Sua estrutura é composta por braquetes metálicos, fio, bandas ou tubos e utiliza ligaduras elásticas (as famosas borrachinhas coloridas). É um aparelho resistente e que permite um fácil acompanhamento e controle das correções pelo dentista. Seus cuidados requerem a colaboração constante do paciente para garantir uma boa higienização, pois o aparelho apresenta muitas partes em que os alimentos podem se prender. Sua principal desvantagem, porém, é o baixo apelo estético por se tratar de um aparelho de metal. Contudo, devido à evolução da tecnologia, os braquetes metálicos vêm sendo confeccionados em tamanhos cada vez menores para atender o público que busca opções mais delicadas e discretas. Devido à grande opção de cores dos elásticos, esse tipo de aparelho é a escolha da maioria dos jovens — apesar de, por vezes vezes, desagradar os adultos.
Aparelho Estéticos Cerâmicos (Porcelana) e Safira: Uma opção mais discreta e tão eficaz quanto os aparelhos metálicos, são os aparelhos estéticos. Contudo, sua diferença fica na composição dos materiais utilizados, podendo ser confeccionados em materiais como a cerâmica (porcelana) e a safira. O aparelho cerâmico é mais opaco, enquanto o de safira tem aspecto mais translúcido. A vantagem de ambos de materiais é a estética, pois as peças brancas ou transparentes, torna o aparelho mais discreto. Também é possível optar pelo fio estético, coberto por uma fina camada de teflon, que fica da mesma cor dos dentes, deixando o aparelho ainda mais translúcido. Os aparelhos de porcelana ou safira não amarelam com o tempo porém, quem utiliza ligaduras elásticas deve evitar o consumo de alimentos com corante para evitar o amarelamento das borrachinhas. Quanto às funcionalidades, os aparelhos estéticos podem ser utilizados em todos os casos em que seria indicado o uso do aparelho metálico convencional, porem seu uso requer maior cuidado afim de que se evitem quebras.
Aparelho Autoligado: este modelo pode ser confeccionado tanto em metal quanto em cerâmico (porcelana) ou safira. Esse tipo de aparelho dispensa o uso das borrachinhas, já que o fio utilizado para a movimentação do aparelho é preso diretamente ao braquete por meio de um mecanismo de pressão. Possibilita melhor higiene, pois o acúmulo de placa bacteriana e sujeira é menor no metal puro do que nas ligaduras elásticas. Além disso, o tratamento se torna menos dolorido e mais confortável devido ao menor atrito, permitindo o uso de forças mais leves para a movimentação dos dentes. O aparelho autoligado pode, ainda, possibilitar maior expansão do arco, gerando uma melhor acomodação dos dentes e evitando extrações e cirurgias. Os resultados também podem ser mais rápidos e as visitas ao dentista mais espaçadas, tornando-se uma boa opção para quem tem uma agenda atribulada.
Aparelhos Linguais: Além dos três principais tipos de aparelhos que citamos acima, também é possível encontrar opções como os aparelhos linguais, também conhecidos como aparelhos invisíveis. Esse tipo de aparelho é colado na superfície interna dos dentes e utiliza as mesmas borrachas e outros componentes das opções convencionais. Sua vantagem é o forte apelo estético, pois ficam completamente invisíveis, sendo uma excelente opção para quem trabalha com a imagem, como atores e repórteres. Sua higienização, no entanto, é mais crítica do que os demais aparelhos e exige maiores cuidados.
Aparelhos Alinhadores Estéticos: Outra opção que vem se tornando a escolha de muitos pacientes são os alinhadores estéticos, que são placas transparentes confeccionadas, geralmente, em silicone ou acetato, materiais derivados do plástico. Esses alinhadores são feitos de forma personalizada com o auxílio de um software e ficam praticamente invisíveis. Além disso, eles são mais confortáveis, apresentam fácil encaixe e podem ser retirados durante a alimentação, facilitando, assim, a higienização dos dentes. O método, contudo, não é indicado para todos os tipos de tratamento.
Cuidados importantes
É importante destacar que todos os tipos de aparelhos ortodônticos citados apresentam grande eficácia e trazem resultados positivos no tratamento de problemas dentários. Contudo, é preciso a colaboração constante do paciente para priorizar os cuidados de higienização, visto que qualquer dispositivo acoplado à cavidade bucal resulta em um acúmulo de resíduos e placa bacteriana. Negligenciar esses cuidados, portanto, pode dificultar o bom andamento do tratamento. A escolha do tipo de aparelho mais indicado deve ser realizada de acordo com um diagnóstico detalhado do cirurgião dentista e respeitando as necessidades do paciente. É importante conversar com seu dentista e explicar quais as suas expectativas durante o tratamento. No caso de não se sentir confortável com o aparelho metálico, as opções estéticas devem ser avaliadas, lembrando sempre da importância de procurar profissionais qualificados e que disponham de toda a tecnologia necessária para atender os anseios do paciente nesta busca pelo sorriso perfeito.
Matéria por
Lucianne Isabele Leal de Souza
Odontologia CRO/PR 14.101 | Ponta Grossa