Devemos olhar para o treinamento físico de uma forma em que possamos construir uma base sólida para evoluir, sem pular etapas e com uma análise coerente para progredir sem riscos à saúde.
• Base da pirâmide (exercícios de mobilidade e força básica de estabilidade).
Seja qual for o movimento que faremos, precisamos de um padrão. No qual ausência de tensões e ativações musculares são essenciais para o êxito motor. Para isso, precisamos soltar musculatu- ra tensa (com exercícios de mobilidade e flexibilidade) e ativar musculatura fraca (exercícios de estabilidade e ativação de musculatura profunda).
• Basemédiadapirâmide(exercícios de resistência muscular e capacidade aeróbia). Nesta segunda etapa é importante desenvolvermos nossa capacidade cardiorrespiratória e de resistência muscular para maiores repetições nos exercícios. A fim de estar mais preparado para o “algo mais” que o exercício exige. Progredir sempre será necessário, pois temos uma capacidade altíssima de adaptação, assim buscamos sempre sair da zona de conforto.
• Picomédiodapirâmide(variedade de estímulos de força - força pura, força rápida, força de potência, força metabólica).
A terceira etapa é importantíssima para ganhar potencial, ou seja, evoluir em cargas ou em baixar tempos. Nessa fase o aluno já está muito bem condicionado e está aumentando performance. Exercícios que estimulam a variedade das forças desenvolve muito nosso sistema neural e metabólico, auxiliando na conquista dos objetivos.
• Picodapirâmide(esportesemgeral). A última etapa da nossa pirâmide da performance tem como princípio todas as nuances que o esporte gera de acordo com sua especificidade. Pois o esporte é a perfeição em movimentos e se por acaso você pulou as etapas anteriores provavelmente esta fazendo movimen- tos com muitas limitações.
Imagine comigo, como uma pessoa consegue acelerar, e desacelerar, saltar, chutar e minimamente aguentar uma partida inteira de futebol no final de semana com um risco mínimo de lesões pulando as etapas e indo direto para o esporte. Pois bem, é exatamente isso que acontece na maioria das vezes.
Enfim, essa é a maneira na qual en- tendemos treinamento físico, orientado, individualizado, controlado. Com excelência.
Devemos também acrescentar a pirâmide aspectos alimentares e psicológi- cos que fazem com que todo o processo se potencialize. Vem para a CORE!!!
Matéria por
Vitor Hugo B. Oliveira
Personal Trainer
Kelly Leandro
Personal Trainer CREF 018871 |