É um tumor benigno comum composto de tecido adiposo. É macio ao toque, usualmente é móvel e geralmente não causa dor. O lipoma cresce bem lentamente, e em raros casos pode se tornar canceroso.
Muitos lipomas são pequenos, mas alguns podem crescer a ponto de gerar distorção anatômica da região acometida. É comumente encontrado em adultos de 40 a 60 anos, mas também pode surgir em crianças. Aproximadamente 1% da população tem lipoma.
Tipos de lipoma
O tipo mais comum de lipoma é conhecido como “lipoma superficial subcutâneo”, logo abaixo da superfície da pele. A maioria dos lipomas ocorre no tronco, coxas e braços, embora possa se manifestar em qualquer local do corpo onde tenha gordura. Os tipos de lipoma incluem:
• Subcutâneo superficial;
• Intramuscular;
• Angiolipoma;
• Lipoblastoma benigno.
Causas
A tendência a desenvolver lipoma não é necessariamente hereditária, embora possa estar relacionada à lipomatose múltipla, de influência hereditária, onde múltiplos lipomas se desenvolvem com o tempo. Um trauma leve pode engatilhar o crescimento do lipoma. Estar acima do peso não causa lipoma.
Tratamento
Lipomas são geralmente removidos através de uma excisão simples, porém a liposucção é outra opção caso o lipoma seja macio e tenha tecido conectivo pequeno. A liposucção geralmente resulta em cicatriz menor, porém tem maior tendência a não remover o lipoma inteiramente.
Logo, poderá crescer e se manifestar novamente.
Matéria por
Luciano Valadares
Cirurgia Geral CRM/PR 36159 | RQE 20799 | Ponta Grossa