Especial Capa - Janaina

Especial Capa - Janaina

Ortodontia Autoligada

 

Nenhuma outra área da odontologia evoluiu tanto nos últimos anos como a ortodontia. O sistema de bráquetes autoligáveis é um conceito de tratamento ortodôntico revolucionário, no qual os diagnósticos e planos de tratamentos são direcionados pela face, proporcionando um posicionamento dentário ideal e a melhora na simetria da face. Este inovador sistema de bráquetes apresenta duas diferenças básicas em relação a ortodontia convencional: os bráquetes autoligáveis e os fios termoativados.

Os bráquetes autoligáveis, assim chamados por possuírem um dispositivo denominado de portinha/clip, dispensa o uso das “borrachinhas” para manter o fio dentro do slot. Este fator é muito importante, pois dispensa a necessidade das “borrachinhas” e elimina o local onde a placa bacteriana se depositava, tornando o tratamento com os bráquetes autoligáveis mais higiênico e o mais indicado para pacientes com problemas periodontais. Com isso, conseguimos diminuir a fricção na interface fio-bráquete e trabalhamos com menores intensidades de força para movimentar os dentes, causando muito menos dor aos pacientes. Apesar de usar uma força menos intensa, proporciona uma movimentação dentária muito mais rápida e, consequentemente reduz o tempo dos tratamentos. Essa força é mais fisiológica e elimina o apinhamento dos dentes através do desenvolvimento lateral dos maxilares (expansão dos maxilares), minimizando a necessidade de extrações dentárias, por conseguir o espaço para alinhar e nivelar os dentes.

Os modernos fios termoativados são compostos por uma liga metálica de níquel- titânio termoativada, isto é, trabalha na variação da temperatura da boca dos pacientes. Esta característica transmite forças menos intensas aos tecidos de sustentação, ossos e raízes, resultando em movimentações dentárias mais rápidas. São alcançados excelentes resultados com redução significativa do tempo de tratamento e do número de consultas, proporcionando ao paciente um tratamento mais confortável do que no sistema ortodôntico convencional.

• Mais rápido;
• Mais confortável;
• Menos dor;
• Menos extrações dentárias;
• Menos acúmulo de placa bacteriana;
• Sorrisos mais harmônicos.

Ver perfil

Matéria Por

JANAINA GROSSI

Odontologia

CRO/ RN 2493 | Natal

Deixar Comentário