Especial Capa - Alexandra

Especial Capa - Alexandra

Harmonização Facial x Odontologia Moderna

 

O PADRÃO DE BELEZA atual vem ganhando muita força nos últimos anos, principalmente devido ao crescimento das mídias sociais, as pessoas sentem a necessidade de estar cada vez mais bonitas. A boa notícia é que a ciência vem correspondendo à altura, suprindo as expectativas, nos possibilitando materiais de excelência, procedimentos menos invasivos, mais rápidos e com resultados encantadores.

Um bom Cirurgião-Dentista sempre deve avaliar o paciente como um todo, integrando o SORRISO. E o que isso quer dizer? Ninguém sorri só com os dentes. Ao sorrir, movimentamos a pele e os músculos da face. Portanto, ao planejar uma REABILITAÇÃO ORAL, devemos levar em consideração as expressões faciais, os lábios, as funções dos músculos da mastigação, as linhas de expressão, hábitos do paciente, dentes e gengiva.

Para realizar a HARMONIZAÇÃO DA FACE, podemos lançar mão de várias possibilidades. Cada paciente tem um planejamento individualizado, visando suas necessidades, buscando, SEMPRE, em primeiro lugar a SAÚDE, a estética vem por consequência. Portanto, pode ser que o paciente precise apenas de um procedimento, outros podem estar indicados a realizar dois, ou três, por exemplo.

Para mim, a primeira parte do tratamento é o ESCLARECIMENTO, mas esclarecimento de quê?

• Do que o paciente está insatisfeito, ou seja, o motivo real da procura pelo tratamento;
• Do que foi diagnosticado;
• O que o paciente sonha X O que deve ser feito/O que é possível ser feito.

“Considero essa a chave para TRATAMENTOS, EFETIVOS, com satisfação de ambos os lados.

Tentarei, então, fazer uma breve explanação sobre quais são os procedimentos disponíveis para a tão sonhada Harmonização Facial.” Diz Dra. Alessandra.

• PRP (Plasma Rico em Plaquetas): tratamento estético revolucionário que consiste em aplicar na pele algumas injeções de plasma sanguíneo, proveniente do próprio paciente. Esse plasma contém fatores de crescimento, que estimulam a regeneração e o REJUVENESCIMENTO da pele, através do aumento da produção de colágeno, ácido hialurônico e elastina. Feito no próprio consultório, dura cerca de 40 minutos.

• Implantes Dentários: são parafusos de titânio, que atuam como substitutos das raízes dos dentes perdidos, suprindo as necessidades funcionais (mastigação e fonação), como também, dando SEGURANÇA para o paciente falar e sorrir em público. Normalmente são instalados de maneira rápida e indolor.

• Ortodontia: visa reposicionar os dentes de maneira a promover um EQUILÍBRIO entre o perfil facial, engrenagem dos dentes (oclusão), função mastigatória e estética. A ORTODONTIA AUTOLIGADA é, hoje, uma excelente opção para tratamentos ortodônticos mais rápidos e eficazes. Existem também a Ortodontia lingual e o Aparelho Invisalign, muito procurados pelos profissionais que vivem de sua imagem, que não “podem” aparecer de aparelho nos dentes.

• Clareamento Dental: já conhecido pela maioria, visa melhorar a cor dos dentes. “Existem algumas variáveis nas técnicas, contudo, clinicamente, observo que o melhor resultado ocorre quando associamos o clareamento caseiro com o de consultório.” Diz a Doutora.

“A SENSIBILIDADE varia muito em cada paciente, esse quesito me guia a selecionar qual a concentração ideal a usar em cada caso, como também o tempo de tratamento necessário.”

• Bichectomia: trata-se de um procedimento cirúrgico, realizado no consultório odontológico, que visa reduzir o volume das bochechas através da remoção de uma gordura profunda (BOLA DE BICHAT). Está indicada principalmente para os pacientes que costumam morder as bochechas. O resultado estético é um rosto mais afilado.

• Toxina Botulínica: atua na função muscular, trazendo um EQUILÍBRIO FUNCIONAL. Excelente para bruxismo, apertamento dental, assimetria facial, dores e marcas por tensão muscular,correção do sorriso gengival, e suavização de músculos hipertróficos.

• Lentes de Contato Dentais/Facetas de Porcelana: são lâminas de porcelana que corrigem falhas, espaços, defeitos estruturais, alterações de cor e tamanho. Uma opção RÁPIDA e EFICIENTE, que envolve muita TECNOLOGIA, desde o planejamento até a colagem, garantindo longevidade aos tratamentos.

• Preenchedores Faciais: existem algumas opções no mercado brasileiro (permanentes e semipermanentes). Todavia, o de predileção é o ÁCIDO HIALURÔNICO. Trata-se de um material reabsorvível, de rápida aplicação, indolor (é feita anestesia local) e alto grau de satisfação. Pode ser utilizado em várias regiões da face para recuperar as estruturas perdidas, tais como: “BIGODE CHINÊS”, “RUGA DE MARIONETE”, “CÓDIGO DE BARRAS”, “MAÇÃ DO ROSTO”, OLHEIRAS, NARIZ e LÁBIOS.

• Microagulhamento: através de um rolinho cheio de agulhas, é possível estimular a produção de COLÁGENO, melhorando o aspecto de MANCHAS, marcas de acne e das rugas, ou seja, melhora a qualidade da pele como um todo. Após o processo, a pele se encontra mais permeável, facilitando a absorção de dermocosméticos. É um tratamento que pode ser repetido tantas vezes forem necessárias, desde que se respeite o intervalo entre as aplicações. Conseguimos resultados fantásticos ao associar essa técnica com o PRP.

• Fios de sustentação: possibilitam um LIFTING FACIAL, sem a necessidade de cortes, sangramento ou centro cirúrgico. É possível reduzir as rugas, recuperar volumes, através de uma técnica minimamente invasiva, que dura cerca de 30-60 minutos, com anestesia local.

• Acupuntura Estética: sempre associo em meus tratamentos. Visa equilibrar o paciente, auxiliando na REABILITAÇÃO EFETIVA. Estimula o corpo a trabalhar a favor da recuperação das estruturas perdidas, otimizando os resultados preconizados.

Enfim, atualmente, o paciente tem uma infinidade de opções terapêuticas. Não se deve deixar levar apenas pelo que se diz em redes sociais. Estar saudável é, sem dúvida, o mais importante! E o que é beleza? É o reflexo de sua essência!

Não devemos aderir apenas aos padrões de beleza preconizados no mundo de hoje. Procure um profissional que lhe deixe seguro, que tenha responsabilidade com você. Ninguém é dono da verdade, mas conhecer a fundo o paciente, ajuda, e muito, a traçar o PLANO DE TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO E ADEQUADO A VOCÊ.

Ver perfil

Matéria Por

ALEXANDRA CALAFANGE NÓBREGA

Cirurgia Odontológica

CRO/ RN 3353 | Natal

Deixar Comentário