Você sente seu rosto “derretendo”?? A harmonizaçao facial pode reverter essa realidade!

DERMATOLOGIA

Você sente seu rosto “derretendo”?? A harmonizaçao facial pode reverter essa realidade!

O conceito de um rosto bonito tem se modificado ao longo do tempo com as pessoas valorizando muito mais a questão da harmonia facial do que um rosto com traços perfeitos. Existem vários estudos sobre a harmonia facial, as proporções ideais que uma face deveria ter para ser considerada esteticamente agradável. O conceito mais comentado é o da “Proporção Áurea”, uma fórmula matemática utilizada em vários campos, como o das artes, que atua de maneira subliminar no senso estético da pessoa que está apreciando uma obra em geral ou até mesmo um rosto em particular.

Outras proporções também vem sendo exaustivamente estudadas como o tamanho e a projeção do queixo, a relação entre os tamanhos dos lábios superior e inferior por exemplo. A perda de volume é um componente fundamental no processo do envelhecimento facial. Uma pessoa jovem normalmente exibe volumes e contornos bem definidos que se combinam harmonicamente. Os fatores que contribuem para o envelhecimento do rosto se referem, por exemplo, à perda de gordura e à remodelação óssea. Essas perdas fazem com que, com o passar do tempo, o indivíduo vá perdendo a proporção de suas medidas.

A técnica de harmonização facial foi desenvolvida para reforçar a percepção de que cada unidade estética facial (por exemplo, bochecha, queixo, lábios…) compreende subunidades que poderão ser recriadas formando uma arquitetura facial mais jovem, natural e desejável para nossos pacientes. A partir da harmonização facial, conseguimos sistematizar os planos de tratamento e entender melhor a complexidade da face humana. Esta técnica compreende, principalmente (mas não só!!), os preenchimentos faciais com ácido hialurônico em locais específicos. Este ácido é uma substância produzida pelo nosso organismo quando jovens e que vai sendo degradada e absorvida naturalmente pelo corpo, levando a formação de rugas e flacidez de pele.

Alguns dos locais indicados para restaurar o volume e proporcionar o suporte ósseo com reposição de ácido hialurônico são:

• Terço Superior da face: temporas e fronte (testa);
• Terço Médio da face : olheiras, bochechas, arco zigomático (“área do blush”);
• Terço Inferior: contorno facial, queixo, lábios.

Para fornecer correções adequadas às mudanças decorrentes do envelhecimento no rosto dos pacientes, cabe ao dermatologista planejar um tratamento individualizado, uma abordagem que atenda a cada um com base em suas necessidades específicas . Sendo assim, temos que ter sempre em mente que o belo nem sempre é simétrico, mas pode e deve ser harmônico, ou seja, proporcional. Esse é o segredo da beleza!

Ver perfil

Matéria Por

Marília Furlanetto

Dermatologia

CRM/PR: 26925 | RQE 20804 | Maringá

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional