Desde a antiguidade, homens e mulheres buscam pela beleza. As egípcias se banhavam com leite especiais pois acreditavam que isso deixava sua pele mais bonita e hidratada.
O peeling químico, bastante realizado nos dias atuais, tem sua origem nessa época, em que eram passado ácidos na face com objetivo de rejuvenescimento. Dessa forma se passaram os anos e a evolução da medicina conseguiu aperfeiçoar ainda mais esses tratamentos.
A busca pela beleza continua cada vez mais voraz e atualmente contando com tecnologias à nosso favor.
Afinal, o que posso fazer para ficar mais bela? Para envelhecer bem? Para responder a essa pergunta fiz toda uma carreira em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em que aprendi primeiro a entender o ser humano como um todo e posteriormente me especializei em Dermatologia ao ingressar na residência médica em Dermatologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) onde pude me aprofundar de fato nos conhecimentos especificamente voltados para o tratamento da beleza em si.
Atualmente, dispomos de uma técnica com uso de ácido hialurônico, um gel compatível com o nosso organismo, que pode ser colocado em locais como lábios, olheiras, bigode chinês, mandíbula, queixo, nariz… cada pessoa tem uma indicação que o seu médico dermatologista poderá avaliar. Para esse conjunto de tratamento de toda a face denominamos harmonização facial. Este procedimento é feito em consultório médico com uso de anestesia tópica (como se fosse um creme) e então realizado com o paciente acordado, com seringas de ácido hialurônico de 1ml cada. Já que estamos falando de harmonia facial devemos lembrar que tudo o que deixa a pessoa mais bonita contribui para sua harmonia… então além do ácido hialurônico devemos realizar a toxina botulínica de 2 a 3 vezes ao ano pra prevenir as linhas de expressão! Afinal quem quer ficar com a face toda enrugada e aquele “11” no meio da testa?
Muitos têm receio de realizar estes procedimentos e ficar com a face “congelada”, artificial, “boca de pato” entre outros nomes que já ouvi por aí... Mas a realidade é que isso não ocorre quando o procedimento é realizado por médicos habilitados para tal. O objetivo é termos um resultado bem natural, aparentando apenas aspecto de “rosto descansado” e a impressão que as pessoas terão é que você está mais bonita (o) sem que percebam que de fato você realizou algum procedimento estético. Devemos também ter uma rotina de cuidados em casa, utilizando produtos específicos para cada pele (seca, oleosa ou mista), com intuito de melhorar a qualidade da pele e fechar os poros.
A partir dos 25 anos já iniciamos a perda de colágeno, portanto já devemos atuar na prevenção dessa perda realizando procedimentos que estimulem a produção de colágeno como, por exemplo, a aplicação de bioestimuladores que podem ser feitos tanto na face quanto no corpo – procedimento bastante procurado pelas mamães no período pós parto em que a flacidez, principalmente abdominal, aumenta. Não podemos esquecer dos pacientes com melasma, aquelas manchas escuras mais comum na face e que tanto incomodam os pacientes.
Como tudo na vida exige cuidados, a nossa pele também! Penso que a vaidade é um importante guia em nossas vidas, e quando a perdemos todo o resto também se perde um pouco...
Portanto, para todas as idades, para ir envelhecendo bem e para ficar mais belo( a) procure uma Dermatologista para chamar de SUA e não largue mais dela!
Matéria por
Gabriela Aseka Santaroza
Dermatologia CRM/PR 32083 | RQE 23563 | Maringá