Com o passar dos anos sabemos que assim como o restante do corpo, nossos órgãos genitais sofrem também com o envelhecimento, perda do turgor e elasticidade. Atualmente podemos corrigir pequenas deformidades que acabam trazendo desconfortos e também tratar o envelhecimento íntimo de forma segura e eficaz.
Além da idade, sabemos que as oscilações hormonais que temos ao longo da vida interfere, por exemplo, na hiperpigmentação, levando ao escurecimento da região genital e também a ausência deles, (menopausa) leva à atrofia genital. A gestação e também os partos normais levam à um aumento da abertura vaginal e flacidez da mucosa, além disso o envelhecimento promove uma flacidez de vulva deixando-a murcha, perdendo então seu formato natural. Porém, são as alterações genéticas, que determinam o tamanho dos pequenos lábios.
Com a evolução da medicina e a quebra dos tabus quanto à feminilidade e à genitália feminina, hoje temos várias opções de tratamentos íntimos que restauram o formato normal da vulva e vagina. O laser vaginal foi um marco nessa evolução, já que com ele podemos tratar desde a flacidez vaginal, aumentar a lubrificação, diminuindo as dores da atrofia da menopausa, podemos tratar a flacidez da vulva e também promover um clareamento dessa região.
Porém a grande evolução foi a cirurgia vaginal realizada à laser. A Ninfoplastia (diminuição dos pequenos lábios vaginais) é a cirurgia onde retiramos excesso de pele nos pequenos lábios, tornando-os mais harmônicos com organismo. Nessa nova técnica cirúrgica com o laser, trabalhamos com um tempo diminuído de cirurgia, mínimo sangramento com muito menos chance de formação de hematomas e infecções, além de poder ser realizado com anestesia local e a paciente retornar para sua casa no mesmo dia, não sendo necessário internação. O tempo de reabilitação é menor e aspecto da cirurgia muito melhor.
A cirurgia de colpoperineoplastia, ou “fechamento da entrada da vagina” já é uma cirurgia antiga, que pode ser utilizada quando a flacidez é excessiva e não pode ser resolvida apenas com laser. Essa cirurgia consiste na retirada do excesso de pele da mucosa vaginal e fechamento do introito vaginal, devolvendo o aspecto natural da vagina. Esse procedimento também pode ser realizado com preenchimento utilizando ácido hialurônico, causando um estreitamento no canal vaginal para pacientes que não desejam submeter-se à cirurgia ou cuja flacidez é menor.
Ainda podemos diminuir o monte de vênus através da lipoaspiração; diminuição do clitóris através da clitoroplastia e aumentar o volume dos grandes lábios com o preenchimento vulvar que pode ser realizado com gordura autóloga oriunda de lipoaspiração ou ácido hialuronico.
Opções para tratamento dos distúrbios que causam desconfortos, dores e timidez para as mulheres são amplos e devem ser bem indicados por profissionais com prática, experiência e habilitação para realizar tais procedimentos, afinal de contas nossa a intimidade a gente só expõe à quem a gente confia!
Matéria por
Mirelle Cristiane Ossipi José Ruivo
Ginecologia e Obstetrícia CRM/PR: 22812 | RQE: 61 | Maringá