Implantes e estética

ODONTOLOGIA

Implantes e estética

A indicação correta das lentes de contato, tem feito muita gente sorrir mais, pessoas que não gostavam de tirar fotos, com vergonha do sorriso e hoje estão super satisfeitas. Devolver uma mastigação adequada, associada a uma estética harmoniosa para pacientes que perderam seus dentes, ou estão insatisfeitos com seu sorriso, hoje é uma realidade graças a uma Odontologia Moderna que atingiu patamares elevados, seja tanto na qualidade dos materiais estéticos disponíveis, nas técnicas atuais e na capacidade profissional para realizar uma odontologia humanizada e de excelência. Os traumas decorrentes de tratamentos odontológicos do passado, impedem ainda muitas pessoas de ir em busca da resolução de seus problemas dentários, gerando com isso um agravamento do problema e a perda dos dentes. A falta de um só dente leva a problemas desde sensibilidade dos dentes vizinhos devido à sua mudança de posição, perdas ósseas e gengivais, alteração de mordida, gerando em alguns casos dores na articulação (ATM), ouvido, estalos, dores de cabeça e até dores cervicais. Todos esses sintomas podem ser agravados quando há perda de todos os dentes.

Quando manter um dente natural ou fazer implante?

Essa questão é uma dúvida que tem deixado pacientes extremamente confusos, em relação a fazer um implante ou manter esse dente na boca usando outros tratamentos. Cada procedimento apresenta uma vantagem e um risco, para tomada de decisão precisamos apresentar todas as soluções possíveis, o custo de cada uma, o risco de cada procedimento, resultado estético e uma média de durabilidade. Com essas informações fica mais fácil a obtenção de um bom resultado. A escolha pelo tratamento deve ser feita de comum acordo entre paciente e profissional. Sempre que for viável a manutenção do dente natural, mesmo com tratamento endodôntico (tratamento de canal), será a primeira opção. No entanto dentes com grande mobilidade, ou com raízes comprometidas sem condições de suportar uma prótese, a melhor escolha será a extração e se possível implante na mesma sessão.

Manter dentes naturais ou fazer lentes de contato?

Existe uma grande quantidade de pessoas que apesar de possuir dentes naturais e uma mastigação adequada, não estão confortáveis com estética, isso é muito comum entre pacientes adultos, que têm desgastes dentários, manchas e muitas restaurações. Para esse grupo o uso de lentes de contato dentais ou facetas melhoram a estética trazendo harmonia ao sorriso. As Lentes de Contato são laminados cerâmicos finíssimos que são colocados sobre a parte da frente dos dentes, sendo possível corrigir alterações de forma, cor e tamanho. Já quando grandes alterações precisam ser feitas, como escurecimentos acentuado, são necessários desgastes e usar lâminas mais espessas, que são chamadas facetas. Há ainda casos mais complexos, onde é necessário associar em alguns dentes lentes, em outros facetas e em outros coroas totais e também implantes, que chamamos de reabilitação oral. Para pacientes mais jovens que tem dentes muito pequenos, separados, e que mesmo usando aparelho ortodôntico não consegue finalizar a estética, pois tem pouca quantidade de estrutura dentária, também está indicado. Um bom planejamento, indicação correta, e a confiança no profissional, são primordiais para tomada de decisões e devolver sorrisos com naturalidade e segurança.

Um sorriso alegra a alma
Uma verdade envaidece a amizade
Um amor requer honestidade
Pra viver a vida tem que ter vontade!
A tristeza só se for de passagem
A saúde se conserva com a felicidade!
Os sonhos nos mantém em pé
Contamos com Deus e com nossa fé!

Ver perfil

Matéria Por

Roseli Moia

Odontologia

CRO/MT 4135 | Sinop

Deixar Comentário