Reprodução assistida para quem pode... $erá?

GINECOLOGIA

Reprodução assistida para quem pode... $erá?

Denomina-se Reprodução Assistida a um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especializados com o objetivo de viabilizar a gestação em pessoas (mulheres, homens ou casais) com dificuldades atuais ou futuras de engravidar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 15% da população mundial em idade fértil sofrem de problemas de fertilidade. 

Diante desse panorama, observamos uma crescente busca pelas técnicas de reprodução assistida e questionamentos do porquê o bebê não chega. Notamos também que muitas vezes o que impede o casal de buscar ajuda é o receio de não possuírem condições financeiras para a realização de técnicas de alta complexidade (fertilização in vitro). A jornada dessas pessoas não pode ser solitária, ao contrário, deve nos motivar a contribuir com ética, qualidade técnica, respeito e por que não garantindo acessibilidade?

Não nos parece justo que sonhos de uma vida estejam barrados na adversidade econômica. Após avaliação criteriosa e identificação da causa da infertilidade (quando ela é identificável) é função de nossa equipe adequar o custo do tratamento ao perfil social ampliando o número de pessoas que possam usufruir do tratamento de alta complexidade, seja com esquemas terapêuticos mais baratos e ainda eficazes ou através de programas de acessibilidade como os projetos de ovodoação, em que mulheres que produzem muitos óvulos têm a possibilidade de doar os excedentes anonimamente para aquelas que não produzem, mediante o compartilhamento dos custos do tratamento.

Se o custo do tratamento for uma barreira, será apenas mais uma a ser ultrapassada para que a troca de olhares entre o bebê e seus pais aconteça. O nosso desejo é que as famílias se formem seja através de uma orientação em consultório ou através das modernas técnicas de reprodução assistida.

Ver perfil

Matéria Por

Ludimila Maria Duarte Seko

Ginecologia e Obstetrícia

CRM/PR: 31940 | RQE 19350 | Londrina

Ver perfil

Matéria Por

Fábio Luiz Minotti

Ginecologia e Obstetrícia

CRM/PR: 23137 | RQE 16431 | Londrina

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional