O que faz um médico Nefrologista?

NEFROLOGIA

O que faz um médico Nefrologista?

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista. No Brasil, o tempo para formar um nefrologista é de 10 anos de estudo (6 anos do curso Médico, 2 anos de residência ou estágio em clínica médica e mais 2 anos de residência ou estágio em nefrologia). 

As doenças dos rins podem ser traiçoeiras, pois muitas vezes apresentam poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Às vezes, apenas através de exames laboratoriais de sangue ou urina conseguimos identificar uma doença renal em curso. Por isso, é importante reconhecer os pacientes com fatores de risco para doenças renais e os primeiros sintomas de lesão nos rins para que os indivíduos doentes possam ser avaliados adequadamente por um médico nefrologista.

Além do diagnóstico e tratamento da insuficiência renal aguda ou crônica, o Nefrologista também cuida de pacientes com hematúria, proteinúria, cálculos renais, infecções crônicas do sistema urinário, transtorno hidroeletrolítico etc. Recomenda-se que pacientes com mais de 40 anos façam anualmente uma consulta médica com um médico nefrologista e façam os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina.

Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção na infância recomenda-se consulta e seguimento do tratamento com um médico nefrologista.

Ver perfil

Matéria Por

Francisco Gonçalves Neves Neto

Nefrologia

CRM/PR: 24581 RQE: 17465 | Londrina

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional