FONOAUDIOLOGIA

Novos recursos no combate ao Zumbido

Você não está tendo resultados com os tratamentos convencionais para o seu Zumbido? Venha conhecer os novos recursos que o Centro Integrado de Terapias proporciona a você. Recursos Tecnológicos, como a Laserterapia, Eletroestimulação associada ao treinamento acústico, podem te ajudar no alívio do Zumbido. Estamos vivendo em meio à era tecnológica, portanto o C.I.T está cada vez mais especializado no Combate ao zumbido, oferendo recursos avançados para o alívio de seus sintomas. A tecnologia pode ajudar a vencer o zumbido, o princípio fundamental é a estimulação acústica: permitir que o cérebro escute e, consequentemente, mude o foco do zumbido para os sons externos.

O zumbido, também denominado tinnitus ou tinido, é uma sensação de som percebido pelo indivíduo na ausência de uma fonte sonora externa, e às vezes pode estar associado com tontura e surdez. Pode ser referido como um chiado, apito, barulho de chuveiro, cachoeira, cigarra, panela de pressão, campainha, pulsação de coração. As causas dos zumbidos são várias: causas otológicas, metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, medicamentosas, psicológicas, odontológicas e musculares. Oferecemos a terapia acústica para pacientes sem perda auditiva, na qual utilizamos um gerador de som. Esse treino estimula o paciente a ignorar o som indesejado ou deixar de ouvi-lo, quando o paciente apresenta também o sintoma de tontura associado ao zumbido é realizada a Reabilitação Vestibular e manobras de reposicionamento Otolítico.

Entende-se que o sistema auditivo e vestibular está intimamente relacionado e, por este motivo a Reeducação Vestibular utilizada na terapêutica da tontura pode trazer, de certa forma, a diminuição do zumbido, ou sanar o sintoma. Pacientes que apresentam surdez, zumbido, tontura e desconforto a sons, utilizamos aparelhos auditivos para melhora da audição e alívio do zumbido ao mesmo tempo, porque se você ouve melhor, você também pode ignorar o zumbido. Os aparelhos auditivos amplificam o som ambiental e o transmite para a orelha, o que aumenta cada vez mais o foco nos barulhos, sons e sinais que estão à volta do usuário. Como a atenção se volta para as impressões auditivas agradáveis, o foco no zumbido é reduzido, em muitos casos os usuários ouvem muito pouco ou não ouvem o zumbido a partir do momento em que o aparelho auditivo é ligado.

Outro tratamento oferecido para o zumbido consiste em restabelecer o equilíbrio muscular por meio da terapia manual orofacial e cervical, liberação dos pontos de tensões, eletroestimulação na ATM para reprogramação da posição mandibular e relaxamento dos músculos, treino da respiração, mastigação e deglutição para um melhor funcionamento da tuba auditiva e ventilação do ouvido médio. O paciente, para iniciar o tratamento, será avaliado pelo Otorrinolaringologista credenciado com o C.I.T, exames de laboratório, audiometria e outros exames auditivos e pela Fonoaudióloga.

Ver perfil

Matéria Por

Karina Jullienne de Oliveira Souza

Fonoaudiologia

CRFA: 5683-PR | Londrina

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS