CIRURGIA PLÁSTICA

Implantes Mamários de Silicone

Como ficarão minhas mamas após a cirurgia?

O tamanho das mamas depende do volume da prótese de silicone a ser colocada, do volume de mama já existente e do tamanho do tórax.. De qualquer forma, o importante é manter a harmonia no resultado final.

Posso colocar qualquer tipo de prótese de silicone?

Não. A forma e o tamanho devem ser proporcionais ao volume da mama, tamanho do tórax e ao biotipo da paciente. Assim, esta escolha deve ser feita em conjunto com seu médico no pré-operatório após uma avaliação detalhada, só assim podemos indicar qual o melhor tamanho e forma de prótese para o seu caso.

A gravidez altera o resultado da cirurgia?

A prótese não sofre alteração porque está localizada atrás da mama. O que pode ocorrer é um aumento da mama devido à lactação (produção de leite) com distensão da pele e esta não retornar ao estado inicial, ocorrendo uma leve flacidez local.

As cicatrizes podem não ficar de bom aspecto?

como: genética, tipo de pele, localização da cicatriz e a técnica utilizada. Pacientes com pele clara possuem tendência à cicatrização de melhor qualidade. Porém, os pacientes de pele negra ou amarela (asiáticos) têm tendência a uma cicatrização de menor qualidade, com tendência a quelóides.

Há muita dor no pós-operatório de implante de prótese?

A queixa de dor varia de paciente para paciente. Normalmente, há uma sensação de “peso” no local, porém, a utilização de anti- -inflamatórios e analgésicos tornam o pós- -operatório bastante confortável.

O que é contratura capsular de mama?

É quando o corpo produz uma reação inflamatória exagerada ao redor da prótese formando uma cápsula. A formação de uma cápsula ocorre de forma natural em todos os casos. Porém, quando esta cápsula começa a comprimir a prótese, dá-se o nome de contratura capsular.

Preciso trocar a prótese de silicone?

Atualmente, as próteses de silicone somente são trocadas caso haja algum problema durante a evolução do pós-operatório. Mas elas não são eternas.

Quando verei o resultado final da cirurgia plástica de implante de prótese de silicone?

Em média, com 30 dias a mama apresenta um resultado satisfatório, mas, somente após 6 meses, suas mamas apresentarão resultado definitivo.

Vou poder amamentar futuramente?

Como o implante é colocado atrás da glândula, esta é mantida íntegra. Não há, portanto, dificuldades para amamentar. No entanto, como a medicina não é uma ciência exata, há casos em que pacientes relatam certa dificuldade na amamentação.

É verdade que a prótese tem prazo de validade de 10 anos?

Dez anos é, realmente, muito tempo. Esse tempo é considerado ainda a vida útil do implante. No entanto, devido a grandes avanços tecnológicos, observamos, com grande frequência, implantes com mais de 10 anos, sem nenhuma alteração. Nesses casos recomenda- se apenas acompanhamento.

Prótese de mama atrapalha a realização de mamografia e outros exames da mama?

Os exames preventivos da mama são realizados da maneira usual. As técnicas de mamografia foram aprimoradas e adaptadas para essa nova realidade. Lesões suspeitas, assim como o estado da prótese são muito bem avaliadas pela ressonância magnética.

Tenho as mamas muito “afastadas” e gostaria que ficassem “juntinhas”. O silicone faz isso?

A resposta é: “Parcialmente”. O resultado dessa cirurgia depende bastante da estrutura da paciente. Mamas “lateralizadas” ou “afastadas” não sofrem mudanças muito radicais. Nesses casos, usamos próteses com base mais larga e projeção mais baixa, tentando minimizar esse quadro. Não corrige totalmente.

Outros fatores como tipo de pele, estrias, substituição da glândula por gordura e cuidados no pós-operatório são determinantes no resultado final. Por isso, tenha sempre em mente o que repetimos incansavelmente: “cada caso é um caso” e somente a experiência do profissional, aliada a uma conversa detalhada com a paciente, podem conciliar o sonho da mesma com a ciência do cirurgião.

Ver perfil

Matéria Por

Tiago Andre Ribeiro

Cirurgia Plástica

CRM/PR 21671 | RQE 1339 | Londrina

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS