ESPECIAL CAPA

Cirurgia Plástica e Gestação

O cirurgião plástico Dr. José Junqueira fala sobre as cirurgias do contorno corporal que se popularizam nos EUA como “Mommy Makeover” para reverter as marcas que a gravidez pode deixar nas mamães. 

A maternidade é um momento mágico na vida da mulher, mas uma preocupação que que cerca grande parte delas é : “meu corpo vai voltar como era antes da gestação?”

Com um filho pequeno, é mais difícil controlar a alimentação e realizar atividades físicas regulares e pode ser ainda mais frustrante ver mulheres famosas, que foram mães recentemente, estampando capas de revistas com corpos perfeitos. Muitas vezes, a única forma de voltar a ter um corpo no qual você se sinta bem novamente é realizando uma cirurgia plástica. A recuperação da forma física depende de alguns fatores como genética, o peso ganho durante a gestação , os cuidados com o corpo e a alimentação durante esse período. Mesmo seguindo as orientações de hidratação da pele , exercícios físicos e alimentação adequados à essa fase , o corpo da mulher passa por profundas alterações que podem não retornar como anteriormente e isso causar grande insatisfação na nova mamãe.

Algumas das possíveis mudanças são:

• Alterações da mama: aumento das aréolas/ papilas, aumento do volume mamário, flacidez, estrias e hiperpigmentação.

• Alterações no abdômem: acúmulo de gordura no abdômem e flancos, estria, diástase (afastamento dos músculos reto abdominais causando abaulamento do abdomem), hiperpigmentação, hérnia umbilical e alterações na forma do umbigo.

• Membros: acúmulo de gordura nos culotes , face interna da coxa e braços.

As mudanças acima citadas podem ser amenizadas com uma dieta adequada e exercícios físicos, porém grande parte das mulheres precisarão passar por uma cirurgia plástica para reverter tais alterações. O termo “Mommy Makeover” ainda pode não ser bem conhecido no Brasil, mas nos EUA já virou febre entre as mamães que tem o desejo de voltar a ter o corpo parecido com o que possuíam antes da gravidez, pode ser traduzido como cirurgia plástica pós-parto, e é a combinação entre as cirurgias de mama, abdômen e/ou lipoaspiração.

Assim cada paciente poderá precisar de diferentes procedimentos. A sua cirurgia do contorno corporal ou “mammy makeover” poderá incluir:

• Prótese mamária
• Mastopexia com ou sem prótese
• Redução mamária
• Abdominoplastia
• Lipoaspiração
• Lipoenxertia nos glúteos

As cirurgias combinadas podem ser realizadas com segurança desde que seguidas as orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e considerar caso a caso quanto às condições de saúde e idade de cada paciente. Ainda é importante dizer que as cirurgias devem ser realizadas 12 meses após o parto ou 6 meses após o término da amamentaçãoo, quando o corpo da mulher já se estabilizou e não sofrerá mais modificações. A paciente que se encontra nesse período e deseja passar por uma mudança cirúrgica do contorno corporal deve procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e decidir junto com ele a combinação de cirurgias que seja adequada em seu caso, respeitando sempre os limites para uma cirurgia segura.

Ver perfil

Matéria Por

José Garcia Junqueira Neto

Cirurgia Plástica

CRM/PR 33457 | RQE 18420 | Londrina

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS