Novos recursos no tratamento odontológico.

Novos recursos no tratamento odontológico.

Atualmente é possível fazer um atendimento dentário sem estresse, medo ou traumas, visando bem-estar e qualidade de vida!

A odontologia evoluiu muito tecnicamente nas últimas décadas. Utilizamos câmeras digitais para uma melhor visualização dos dentes e ter mais precisão no diagnóstico. Temos acesso a materiais de última geração que garantem resultados estéticos e durabilidade.

Além de ser uma ciência tecnológica, a Odontologia é uma ciência humana. O paciente deve ser compreendido não só como um indivíduo que possui problemas dentários, mas como um ser humano que tem seus medos, suas preocupações e expectativas.

Neste sentido, novos recursos terapêuticos têm sido utilizados, visando o bem-estar e a redução do desconforto do paciente. Entre eles estão as Práticas Integrativas e Complementares à Saúde Bucal: Terapia Floral, Acupuntura e Técnicas de relaxamento entre outros.

As essências florais foram descobertas por um médico inglês chamado Edward Bach, no início do século passado, que se dedicou a desvendar a natureza curativa das flores. Os florais agem como facilitadores do tratamento, pois ativam o campo emocional e mental, melhorando a colaboração e qualidade de reação do paciente.

São indicados para o controle da ansiedade, dor, medo, pânico, traumas, insegurança e reforçam os aspectos positivos de segurança, coragem, calma, relaxamento, confiança, harmonia interior e bem-estar.

É um tratamento que pode ser usado por qualquer pessoa, de qualquer idade, de fácil acesso e baixo custo.

Outro recurso que utilizamos é a Acupuntura, que é uma técnica milenar de origem Chinesa com comprovação científica de resultados. Pode ser realizada com ou sem agulhas. Tem diversas indicações tanto para controle emocional e relaxamento como para alívio da dor, nos problemas de articulação (ATM) devido apertamento ou hábito de ranger os dentes (bruxismo). Outras indicações são boca seca (xerostomia), aftas recorrentes, paralisia do nervo facial, além do equilíbrio geral do paciente.

Uma modalidade de tratamento é a auriculoterapia, feita na orelha em pontos específicos onde são colocadas esferas (pequenas “bolinhas”) de ouro, prata ou cristal, de acordo com a indicação clínica, que substituem o uso de agulhas.

Todo tratamento odontológico moderno é planejado e individualizado, visando as necessidades, prioridades e bem-estar do paciente, em todas as especialidades.

Desde 2008, o Conselho Federal de Odontologia reconheceu e regulamentou o uso das Práticas Integrativas e Complementares à Saúde Bucal.

No Brasil, somente 34 dentistas estão habilitados na Terapia Floral, sendo 15 no Estado de São Paulo.

Ver perfil

Matéria Por

Maria Angélica Mardirosian

CRO/SP 55451 | Jundiaí

Deixar Comentário