A saúde e o bem-estar bucal do paciente Idoso

A saúde e o bem-estar bucal do paciente Idoso

Acompanhamento e especialização do profissional dentista garantem ao idoso um sorriso saudável. Exemplo de sorriso bonito na terceira idade com tratamentos específicos e com acompanhamento.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2055, a população de idosos no Brasil será maior que a população de crianças e jovens de até 29 anos. O quadro é resultado de avanços na qualidade de vida e, principalmente, do melhor acesso aos tratamentos médicos.

Tratamentos estes, que envolvem melhorias também no atendimento odontológico, hoje muito mais discutido e aprimorado que nas últimas décadas.

Quando envelhecemos, algumas alterações acontecem em todo nosso corpo, o que não é diferente, quando se trata da boca. A tendência atual é que as pessoas possam envelhecer com todos seus dentes, por isso, existe um grande trabalho na prevenção de doenças e tratamentos especializados.

Os principais problemas que comprometem a saúde bucal do idoso são:

• Boca seca (Xerostomia) - Diminuição na produção de saliva, lembrando que a saliva não só deixa a boca úmida, mas também ajuda na digestão dos alimentos – na deglutição e mastigação -, previne infecções e protege os dentes das cáries. No caso da terceira idade, geralmente a boca seca se deve ao uso de medicamentos relacionados à idade e é justamente por esta questão, que somente um dentista pode analisar o caso e direcionar o tratamento adequado;
• Mau hálito - Resultado da boca seca e/ou má higienização da boca e próteses;
• Doença da gengiva (Gengivite) - Sangramento gengival, mobilidade dentária, mau hálito e dores ao mastigar, são sintomas que indicam doenças periodontais. 
• Próteses desadaptadas - Dificultam a comunicação, a mastigação, a ingestão de alimentos e, podem causar feridas, aftas e hiperplasias (crescimento gengival) e ainda virar foco de infecções;
• Sensibilidade - Causada pela retração gengival. Com o passar da idade é normal haver retração gengival, um problema que expõe áreas do dente que não estão protegidas por esmalte dental, o que deixam as mesmas muito doloridas quando expostas a alimentos quentes, gelados, doces e até mesmo ao ar frio.

Não podemos esquecer as doenças preexistentes – diabetes, problemas cardíacos, câncer -, que também afetam a saúde bucal, mas podem ser controladas por um dentista desde que ele esteja a par da situação, assim ajudará no caso de uma maneira específica.

Para ter uma boa saúde bucal na terceira idade, é necessário acompanhamento de um profissional qualificado que possa fornecer um atendimento personalizado identificando o quadro completo do paciente e garantindo assim, um sorriso bonito e uma boca saudável.

Na Abdala Odontologia, o paciente idoso vai encontrar exatamente isso, profissionais qualificados e muito dedicados à saúde bucal garantindo bem-estar e autoestima. Trabalhamos com todas as especialidades da odontologia, atendendo assim aos pacientes de uma forma completa e moderna com equipamentos de última geração.

Ver perfil

Matéria Por

André Abdala

Ortodontia

CRO/SP 60842 | Jundiaí

Deixar Comentário