Quando o tratamento de canal é realizado, acontecem algumas modificações químicas no dente, o que pode levar ao seu escurecimento.
1- O que é o tratamento de Canal?
O tratamento de canal é basicamente a remoção da polpa dentária, tecido encontrado na parte interna dos dentes. A polpa danificada é removida e o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido.
2 - Quando devemos indicar o Tratamento de Canal?
O tratamento de canal é indicado quando a polpa dentária está inflamada ou morta, e isso ocorre principalmente nos casos de cárie profunda, fraturas ou traumas.
3 - Tratamento de Canal Dói?
É importante frisar que, em geral, o tratamento de canal não dói,principalmente após os avanços da Odontologia, onde utilizamos anestésicos melhores para proporcionar um conforto maior ao paciente. O procedimento normalmente é conduzido de forma tranquila quando executado por um profissional experiente. Porém, em algum casos, quando a polpa está muito comprometida, o incômodo tende a ser maior porque medicamentos e anestesia não costumam ter uma eficiência completa. No entanto, o profissional sempre utilizará os materiais necessários para gerar o menor desconforto possível para o paciente.
4 - É possível sentir dor após o tratamento de Canal?
A dor envolvida em um tratamento de canal deve passar de forma gradual após o procedimento ser realizado. Quando isso não ocorre, alguns motivos podem estar relacionados como:
• A dor persiste, pois, a inflamação ou infecção se alastrou por outros tecidos que sustentam os dentes. Isso pode acontecer especialmente no caso de pacientes que demoram a buscar o tratamento.
• O dente pode possuir alguma fratura ou trinca. Nem sempre essas fraturas ou trincas podem ser observadas a olho nu ou mesmo por radiografias. Somente exames clínicos mais sofisticados como uma tomografia podem indicar.
• O dente pode possuir um canal que não foi devidamente preparado ou não foi localizado, isso pode levar de a polpa continuar inflamada promovendo a dor.
• Por fim, a dor também pode ocorrer em razão do material de preenchimento, caso ultrapasse o ápice da raiz, onde o mesmo deveria ficar somente no interior do canal.
5 - O tratamento pode levar ao escurecimento do dente?
Geralmente a técnica não deixa os dentes mais escuros, mas a coloração dental pode mudar em algumas situações. Existem muitas razões para que seu dente mude de cor. As causas mais comuns são os hábitos alimentares, como ingestão de muito café e a falta ou maneira incorreta de fazer a higiene bucal. Porém quando o paciente já passou por um tratamento de canal, existem possibilidades do dente escurecer. Tanto pelas razões que levaram o tratamento de canal, como uma hemorragia ou necrose pulpar, quanto por alguns tipos de materiais ou condutas que possam ter sido utilizadas durante o procedimento.
6 - Fatores que podem contribuir para o escurecimento:
• Decomposição da polpa coronária (parte da polpa que fica na coroa do dente). Esse acontecimento normalmente é assintomático e esses resíduos provenientes dessa decomposição acabam penetrando nos túbulos dentários, levando ao seu escurecimento.
• Permanência de resíduos da polpa na cavidade do dente, essas partes devem ser totalmente retiradas.
• Hemorragia após a remoção pulpar, que pode ser evitada realizando uma boa irrigação com a solução adequeada.
• Longo contato com substância, que pode ser medicamento de uso intra-canal em contato com a dentina ou o próprio cimento que será utilizado para obturar esse canal. Se esse contato for prolongado, pode acontecer a penetração desse material nos túbulos dentinários, onde pode ocorrer uma mudança na coloração do dente. Todavia, a limpeza da cavidade pulpar deve ser realizada extendendo-se de 2 a 3mm abaixo da margem gengival removendo todo material ali presente, evitando assim o escurecimento dentário.
7 - Tenho um dente com tratamento de canal, ele escureceu, o que devo fazer?
Atualmente, existem procedimentos que podem fazer com que seu dente volte a ter uma coloração mais clara, como é o caso do clareamento intra-canal, o qual é realizado na parte interna do dente. Mas antes de dar início a qualquer método de clareamento, é preciso um correto diagnóstico para descobrir o motivo da pigmentação e verificar junto com o profissional o melhor método para o seu caso. Outra opção de tratamento pode ser a instalação de facetas ou coroas.
Matéria por
Chrystian Cesar Serafim
Endodontia CRO 14741 | Joinville
Carina Couto
Odontologia CRO 16459 |