Teste respiratório para intolerância à lactose

GASTROENTEROLOGIA

Teste respiratório para intolerância à lactose

Investigue intolerância à lactose na GastroCentro de forma não invasiva, precisa, segura e indolor realizando o TESTE RESPIRATÓRIO. A INTOLERÂNCIA À LACTOSE é um termo usado para descrever os sintomas que acompanham a má digestão de lactose devido à deficiência ou à ausência da enzima intestinal lactase. Flatulência, diarreia, distensão, desconforto e cólicas abdominais após a ingestão de leite e derivados são queixas frequentes na população em geral, visto ser a intolerância à lactose uma situação muito comum.

O TESTE RESPIRATÓRIO do hidrogênio expirado é considerado o melhor exame para o diagnóstico da intolerância à lactose. É um exame simples, não invasivo (sem coleta de sangue), totalmente indolor e seguro, podendo ser realizado em pacientes de qualquer idade. No teste respiratório para avaliar a presença de intolerância à lactose é medida a quantidade de hidrogênio exalada após ingestão de uma solução de lactose. O gás produzido pela fermentação da lactose, que não foi absorvida e que foi digerida pelas bactérias intestinais, é transportado pela corrente sanguínea até os pulmões sendo eliminado pelo ar expirado, sendo então quantificado em intervalos regulares por um sensor específico.

O teste respiratório é realizado em jejum, dura de 2-4h e consiste em assoprar num aparelho portátil que mede a concentração de hidrogênio antes e após a ingesta de quantidade padronizada de lactose. O teste respiratório pode ser usado para a investigação de intolerância a outros açúcares (glicose, frutose, sacarose), de supercrescimento bacteriano no intestino delgado e para avaliar o tempo de trânsito intestinal (no caso de constipação intestinal).

Ver perfil

Matéria Por

Dalva Maria Alves Alcântara

Endoscopia Digestiva

CRM/SC 5417 RQE 2332 RQE 3820 | Joinville

Deixar Comentário