Ritidoplastia ou Lifting Facial

CIRURGIA PLÁSTICA

Ritidoplastia ou Lifting Facial

O que é?

A ritidoplastia ou lifting facial é um dos procedimentos da Cirurgia Plástica indicado para melhorar os sinais do envelhecimento na face e pescoço. Neste procedimento cirúrgico realiza-se a ressecção do excesso de pele, reposicionamento de músculos e gorduras, melhorando rugas e o contorno da face e do pescoço. A cicatriz é bastante discreta podendo ser encoberta pelo contorno da orelha e pela linha dos cabelos.

Quem pode realizar?

Pode ser realizado tanto por homens como mulheres com desejo de melhorar a aparência facial, geralmente a partir dos 45 anos. Os resultados dependem de vários fatores como idade, tipo de pele, boa saúde e bons hábitos. O conhecimento do limite anatômico individual é essencial para um bom entendimento do resultado.

Qual o tipo de anestesia?

O procedimento exige anestesia que pode ser tanto local com sedação quanto geral.

Existem riscos?

Como em qualquer procedimento cirúrgico existem riscos, por isso a importância de uma adequada avaliação e a realização do procedimento por profissional especializado, no caso o cirurgião plástico.

Pode-se associar outros procedimentos?

Geralmente junto com a ritidoplastia ou lifting facial pode-se associar cirurgias de pálpebras (blefaroplastia), lipoaspiração de mento (queixo), lipoenxertia (enxerto de gordura), laser/ peeling, rinoplastia (plástica do nariz), entre outros.

Qual o tempo de duração da cirurgia?

O tempo vai depender ou não da associação de outros procedimentos, mas varia entre 3 a 6 horas.

Quais os cuidados depois da cirurgia?

Geralmente fica-se internado recebendo alta no dia seguinte. Cuidados relacionados as regiões com pontos, cabeceira elevada, repouso, evitar sol, uso de colírios. Evitar grandes esforços e cuidados com a pele que estará mais sensível. Desobediências as restrições e orientações médicas poderão interferir bastante no resultado final da cirurgia.

Qual o tempo de recuperação?

O inchaço (edema) e roxos (equimoses) geralmente duram 15-20 dias. O nível de dor e desconforto é relativamente baixo. Após 30 dias já se percebe uma boa melhora, mas o resultado final poderá demorar de 6 meses a 1 ano para aparecer.

Ver perfil

Matéria Por

Fabiano Mitsuhashi Yaguchi

Cirurgia Plástica

CRM/SC 20455 RQE 12002 | Joinville

Deixar Comentário