Odontologia atual: a integração das especialidades odontológicas

ODONTOLOGIA

Odontologia atual: a integração das especialidades odontológicas

O planejamento e execução de um tratamento odontológico requer do profissional cirurgião-dentista um olhar que abranja de uma forma integral as diferentes especialidades odontológicas. Todas as áreas da Odontologia evoluíram muito disponibilizando para o paciente uma variedade de opções de tratamento. Porém, é primordial para um resultado de excelência, que haja essa integração entre as diferentes especialidades, pois as mesmas se completam: uma depende da outra pra o sucesso do caso.

Houve uma época até recentemente que cada especialidade da Odontologia trabalhava isoladamente não se preocupando com outros tratamentos futuros ou anseios do paciente. Por exemplo, é comum que os pacientes queiram melhorar a Estética de seu sorriso como um todo, clarear os dentes e melhorar seu posicionamento antes de reabilitar com implantes. Clareamento dentário, resinas estéticas, lentes de contato dentais, dentes de cerâmica são alguns recursos que reproduzem com naturalidade o sorriso, são importantes aliados na reabilitação estética e devem estar harmonizados com o plano de tratamento ortodôntico e de implantes.

O planejamento é uma etapa essencial e vai definir a sequência de tratamentos necessários para alcançar o resultado O tratamento ortodôntico é feito previamente à colocação do implante, já que não é possível a sua movimentação com aparelhos. É realizado para recuperar o espaço de uma perda dentária quando os dentes adjacentes se movimentaram para essa região, permitindo a colocação numa posição ideal. A evolução tecnológica da Ortodontia também tem atraído a atenção, principalmente dos pacientes adultos que tem acesso a aparelhos mais estéticos (transparentes) e tratamentos mais rápidos.

Um exemplo, são os alinhadores ortodônticos que permitem a movimentação dos dentes sem o uso de braquetes. São placas transparentes, que são removidas para alimentação e para escovação dos dentes. Aliado a todos esses recursos, as atitudes diárias de prevenção por parte do paciente, através da escovação dentária e uso do fio dental, são essenciais para o sucesso de cada caso. Um belo sorriso surge a partir de um planejamento detalhado, utilizando as mais atuais técnicas, pelas mãos de um profissional atento aos anseios do paciente e às possibilidades inerentes a cada caso.

Ver perfil

Matéria Por

LUÍS HENRIQUE FISCHER

Cirurgia Odontológica

CRO/SC 5723 |

Deixar Comentário