O que é um Farmacêutico Esteta?

FARMÁCIA

O que é um Farmacêutico Esteta?

O farmacêutico esteta alia as diversas áreas de conhecimento do profissional. Ele associa o conhecimento em formulações (farmácia magistral), análises clínicas (bioquímica), farmácia clínica, cosmetologia, entre outras dentro da extensa área de atuação desse profissional. É o farmacêutico especialista em estética, habilitado a atuar na área. O profissional deve ser graduado em farmácia e pós-graduado em Saúde Estética, reconhecido pelo ministério da educação conforme estabelecido pelo CFF na Resolução 616/15. O farmacêutico esteta alia as diversas áreas de conhecimento do profissional. Ele associa o conhecimento em formulações (farmácia magistral), análises clínicas (bioquímica), farmácia clínica, cosmetologia, entre outras dentro da extensa área de atuação desse profissional.

Quais procedimentos você, esteta, realiza no consultório?

Os principais procedimentos são: Toxina Botulínica, Preenchimentos, Rinomodelação, Microagulhamento, Harmonização Facial – Técnica MD Codes, Indutores de colágeno, Fios de Sustentação, PEIM – Procedimento estético injetável em microvasos e a Intradermoterapia, para tratamento de estrias, queda capilar, melasma, flacidez e gordura localizada.

Qual a indicação de cada um desses procedimentos?

A toxina botulínica é indicada para prevenção e diminuição de rugas como o famoso “pé de galinha”, rugas na testa, sorriso gengival (quando a gengiva aparece excessivamente), bunny lines (nome dado as rugas que se formam no nariz), elevação da cauda da sobrancelha. Além disso ela ainda está indicada nos casos de hiperidrose (suor excessivo).

Para o preenchimento utiliza-se uma substância chamada ácido hialurônico, substância essa encontrada no organismo humano, que é responsável por manter a elasticidade, hidratação, sustentação e estrutura da pele. O ácido hialurônico é injetado abaixo da superfície da pele, podendo assim corrigir rugas mais profundas, reestruturar a pele envelhecida ou ainda dar volume, como nos lábios.

O microagulhamento é realizado com agulhas muito finas que causam uma microperfuração na pele. Essa microperfuração resulta em um processo inflamatório local estimulando assim a produção de colágeno pelo organismo. Essa técnica é indicada no tratamento de cicatrizes de acne, manchas como melasma, poros dilatados, estrias e rugas.

Já na Harmonização Facial – Técnica MD Codes, são usados preenchedores de ácido hialurônico em pontos específicos da face, dando estrutura e suporte ao rosto (efeito lifting), além de prevenir a flacidez, rugas e perda de volume.

Os fios de sustentação ajudam a melhorar a aparência promovendo um lifting facial, por estímulo de colágeno e reposicionando o tecido. São implantes intradérmicos que podem ser utilizados também no abdômen e interno de coxas.

A intradermoterapia ou mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos através de injeção na pele ou subcutâneo. É excelente no tratamento de queda capilar, gordura localizada, melasma, flacidez, estrias e celulite.

Ver perfil

Matéria Por

LUISA AMES

Farmacêuticos (as)

CRF/SC 13429 | Joinville

Deixar Comentário