Problema que afeta a capacidade de entendimento dos indivíduos. A pessoa ouve, mas não consegue interpretar os sons.
O Processamento Auditivo (PA) é um conjunto de habilidades e tarefas necessárias para que o indivíduo possa entender e compreender o que ouviu. Várias são as causas do distúrbio do processamento auditivo central. Dentre elas, estão a privação auditiva. As pesquisas apontam que uma alteração mínima na audição já é suficiente para afetar esse processo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas com problema de audição vem aumentando consideravelmente. Destaca que, 14,5% da população apresenta alguma alteração na audição. No Brasil, 28 milhões de pessoas têm algum tipo de alteração auditiva e 350 mil não ouvem nada. Uma pessoa que não ouve direito, também não se comunica bem, se isola do mundo e do convívio familiar. Além disso, a solidão do silêncio, pode evoluir para outros problemas de saúde, como depressão ou sentimento de infelicidade.
Por ser silenciosa e muitas vezes sem nenhum desconforto, faz com que as pessoas procurem um tratamento quando o problema está mais grave. Também, a falta de informação, o preconceito, e principalmente a imagem antiga de que os aparelhos auditivos são grandes e visíveis, faz com que os pacientes fiquem anos sem buscar o tratamento.
Lembrando que os ouvidos recebem as informações auditivas, mas, é no cérebro que os processos de compreensão acontecem. Portanto, quando nosso cérebro fica em privação auditiva por muito tempo, por uma falha na entrada das informações, causam modificações no processamento auditivo.
Engana-se quem pensa que o problema é exclusivo dos idosos. As crianças, adolescentes e adultos estão mais suscetíveis a ter problemas auditivos. Por isso, o ideal seria incluirmos em nossos exames de rotina o teste de audição. Porque, quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, melhor serão os resultados.
Quem sofre com alguma dificuldade na audição, sabe como é importante ter uma empresa especializada no assunto por perto. Para isso existe a Digsom, que é referência na reabilitação auditiva. São 25 anos de experiência, com mais de 30 mil pacientes atendidos. Você pode nos encontrar em um de nossos 29 pontos de atendimento em Santa Catarina.
Matéria por
Nildo Manoel Duarte
Fonoaudiologia CRFa 8710 | Joinville