Temos nosso atendimento personalizado e direcionado, sendo cada paciente no seu momento e movimento. A sessão dura em média 2 horas e a consulta é somente individual e com bonecos na água.
Descobri a partir das constelações o que ocasionava meus problemas emocionais e de doenças autoimunes, hoje como consteladora familiar tenho ajudado muitas pessoas nestas áreas. Constelação Familiar Sistêmica com bonecos na agua é uma ferramenta terapêutica com aplicabilidade em diferentes seguimentos das relações humanas. No entanto, as Constelações Familiares devem, principalmente, ser compreendidas como sendo uma nova postura de vida, a ser incorporada na vida pessoal de cada um, que pretenda ter uma vida mais plena e feliz, libertando emaranhados e dificuldades limitadoras, serve para se ter mais harmonia em seus relacionamentos sentimentais, familiares e profissionais.
Áreas de aplicação
As Constelações Familiares podem ajudar pessoas:
• Melhorar a Relação entre pais e filhos
• Melhorar na parte financeira
• Melhorar relacionamentos problemáticos;
• Libertação dos emaranhamentos familiares;
• Tomadas de decisões;
• Planejamentos e projetos;
• Superação de conflitos internos e externos;
• O encontro com êxito profissional;
• O encontro com a saúde.
A Constelação familiar foi criada por Bert Hellinger, psicoterapeuta e filósofo alemão. Segundo Bert Hellinger, por amor, fidelidade e lealdade à família, quando um antepassado deixa situações por resolver, as gerações seguintes expressarão sentimentos e comportamentos fundamentados na situação antecedente. Eles estão “emaranhados”, por assim dizer, prisioneiros a eventos e fatos pelos quais não são responsáveis e nem sequer tem conhecimento. Essa é a herança afetiva transgeracional que acaba por criar sequencias de destinos trágicos. Nas palavras de Bert Hellinger: Bert Hellinger observou que todos os sistemas são regidos por leis. E estas leis precisam ser respeitadas para que a harmonia perdure no sistema.
As leis sistêmicas (chamadas por Bert Hellinger de Ordens do Amor) são:
• O Pertencimento: diz-nos que todos fazem parte, ninguém pode ser excluído;
• A Hierarquia: o lugar de cada um e o seu reconhecimento (precedência dos que vieram antes);
• O Equilíbrio: entre o dar e receber nas relações;
A Fenomenologia: é um método e uma filosofia que tem como base a observação de fenômenos, neste caso, a imagem interna do cliente é representada externamente através dos representantes (bonecos) ou âncoras (objetos).
Para que servem as constelações familiares
Em quase todas as famílias há certos acontecimentos que tem um profundo impacto em todos os membros, não permitindo assim que a harmonia flua neste sistema. Com o trabalho das constelações, é possível trazer à luz (à consciência), a dinâmica oculta, a desordem na lei sistêmica que atuava neste sistema causando assim as desarmonias físicas, emocionais ou espirituais. A partir desta nova imagem, o cliente absorve novas informações, possibilidades, recursos e insights, saindo do conflito para a resolução.
Contextos nos quais as constelações podem ajudar para encontrar soluções:
• Quando pais que se separam querem encontrar o lugar certo para os seus filhos;
• Quando pessoas têm a experiência como estranhos em grupos e na família;
• Quando pessoas não “podem” se permitir de serem felizes e bem-sucedidas;
• Quando acontecimentos históricos colocaram um peso sobre a família
• No caso de bullying, doenças frequentes;
• Encontrar soluções para questões empresariais.
O trabalho das constelações familiares, segundo Bert Hellinger, são terapias breves, orientadas para a solução. De forma rápida e precisa, traz à luz as dinâmicas que vinculam o cliente de uma maneira disfuncional ao seu sistema de referência. Na constelação individual com bonecos, todo o organismo do cliente está em ressonância com os movimentos e recordações encontradas no Campo Morfogenético. Através dessa ressonância e da qualidade de suas imagens internas, o cliente fornecerá as informações corporais e emoções precisas que está sentindo para o terapeuta de Constelação.
Durante a sessão, o terapeuta ordenará o Sistema Familiar do cliente para que ocorra a harmonia, através das Leis Sistêmicas - Ordens do Amor: Pertencimento, Hierarquia e Equilíbrio. Isto efetivado através de movimentos que serão realizados com os bonecos pelo cliente, e também com a ajuda do Terapeuta. Na sessão individual realizada com “bonecos”, esses servirão de representantes dos familiares do cliente, onde o cliente participa mais ativamente do processo, pois entra no lugar dos seus próprios familiares, percebendo cada situação.
Matéria por
Nilda Marchi
Terapeuta