O que é e qual a importância da Estomatologia?

OTORRINOLARINGOLOGIA

O que é e qual a importância da Estomatologia?

A prevenção de uma gama de doenças pode ser feita através de uma boa higiene oral, da orientação quanto a se ter uma boa alimentação, da importância de saber os malefícios do tabagismo, do etilismo e da exposição intensa aos raios solares

Do grego “estoma”, “logia” significa estudo da boca, ou seja, essa especialidade engloba o conhecimento de afecções de boca, complexo maxilomandibular e todo aparelho estomatognático, que envolve lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, amígdalas e demais estruturas da orofaringe.

A estomatologia tem como objetivos prevenir, diagnosticar e tratar patologias das áreas acima descritas; e, alem disso, buscar nessas doenças possíveis manifestações de afecções sistêmicas.

Das doenças dessa área, destacam- se as virais (herpes simples, zoster, hpv) bacterianas (amigdalites, gengivites, sífilis), fúngicas (candidose, blastomicose, histoplasmose), imunológicas (sjogren, lupus, pênfigo) e muitas vezes o diagnóstico de doenças sexualmente transmissiveis (sifilis, hiv, hpv, gonorreia) e dermatológicas (liquen plano, lupus, eritema multiforme) é feito através das lesões de boca.

A prevenção de uma gama de doenças pode ser feita através de uma boa higiene oral, da orientação quanto a se ter uma boa alimentação, da importância de saber os malefícios do tabagismo, do etilismo e da exposição intensa aos raios solares.

O diagnóstico preciso e precoce evita inúmeras complicações e sequelas, logo, ao menor sinal de lesões procure o especialista, visto que, pela vasta variedade de doenças, algumas podem ser tratadas e debeladas rapidamente, outras não se tem tanta facilidade no diagnóstico e exige do profissional habilidade e conhecimento na condução de cada caso.

Diante disso, uma boa condução do especialista em estomatologia, criará caminhos para que a meta mais importante na saúde seja atingida... Diagnóstico precoce, terapêutica eficiente e menor custo.

Ver perfil

Matéria Por

José Franklin Gomes Dantas

Otorrinolaringologia

CRM/PB 6141 CRM/BA 22875 | RQE 5265 | João Pessoa

Deixar Comentário