Necessito de Implantes dentários. Qual o melhor momento para instalar?

ODONTOLOGIA

Necessito de Implantes dentários. Qual o melhor momento para instalar?

Perder um dente ou saber que existe uma indicação para remoção não é nada agradável, principalmente sabendo que os dentes atuam no primeiro processo da digestão, mastigação, deglutição, fonética, manutenção da musculatura da face e estética. Desempenhando um grande papel em nossa autoestima.

A perda do elemento dentário pode ocorrer por vários motivos. Dentre eles, podem ser considerados: a presença de cárie dental; a doença periodontal destrutiva com perda de inserção, que se inicia a partir da instalação de uma gengivite inflamatória crônica, doenças sistêmicas crônicas, bem como traumas e fraturas.

A falta de reposição desse dente pode acarretar em movimentações dentárias indesejadas com consequência na engrenagem dos dentes (Oclusão) podendo levar a DTM (disfunção temporomandibular) onde os principais sintomas são dores ao abrir e fechar a boca, estalos na ATM, dores na região do pescoço, nuca e dores de cabeça de causa desconhecida. Dentre os diversos meios de reposição, já é consolidado que os implantes dentários são a melhor opção, mas QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA INSTALAÇÃO DO IMPLANTE? O primeiro passo é um bom planejamento avaliando a condição sistêmica do paciente, associando ao exame clínico e de imagens (tomografia computadorizada), mas a definição de melhor estratégia depende diretamente dos aspectos clínicos e anatômicos locais. Quando o paciente apresenta o dente comprometido e há disponibilidade óssea, a instalação imediata após extração apresenta melhores resultados, e tendo como principais vantagens: diminuição do tempo de tratamento, redução do número de procedimentos cirúrgicos e minimamente invasivo, dessa forma limitando a remodelação óssea, apresentando benefício biológico e estético.

Já em locais onde a perda do elemento dentário aconteceu, a instalação do implante deve ocorrer o mais breve possível para minimizar a perda óssea por atrofia ocasionada pela ausência do elemento, como também cirurgias reconstrutivas (enxertos) e todas as consequências estéticas e funcionais citadas acima.

Com o avanço da tecnologia e técnicas, conseguimos proporcionar resultados com maior naturalidade e conforto.

Não deixe de sorrir nos melhores momentos de sua vida! Caso necessite repor algum dente, reponha-o o quanto antes, pois o que é simples hoje , amanhã poderá ser complexo!

Ver perfil

Matéria Por

ELSON FERNANDES

Odontologia

CRO/PB 4211 | João Pessoa

Deixar Comentário