Musculação terapêutica no tratamento e prevenção de dores na coluna vertebral

FISIOTERAPIA

Musculação terapêutica no tratamento e prevenção de dores na coluna vertebral

Dor na coluna é a queixa mais comum em consultórios de especialidades que tratam as patologias do aparelho locomotor.

Segundo a estimativa da organização mundial de saúde (oms), 85% da população em geral sofre ou irá sofrer um dia na vida desse mal que acomete os seguimentos cervical, dorsal ou lombar da coluna vertebral, de forma conjunta ou isolada.

Especialistas no assunto afirmam que é possível diminuir ou mesmo controlar em defenitivo essas crises dolorosas com exercícios de fortalecimeento da musculatura estabilizadora da coluna, paravertebral, abdominal e pélvicos, permitindo ao paciente realizar seus movimentos livremente sem o risco de sentir dor ou desconforto.

Devemos ressaltar a importância dos exercícios acima citados, como uma forma de prevenção, mesmo para aqueles que nunca tiveram problema de dores na coluna.

A orientação prévia focada na necessidade de cada um, acompanhamento de forma individual por fisioterapeuta com formação adequada e conhecimento sólido sobre a biomecânica da coluna vertebral, asseguram ao paciente retorno às atividades normais do dia a dia tão importante para a saúde física e mental.

A musculação terapêutica com seus métodos de exercícios resistidos praticados em máquinas especialmente construídas para esse fim, sob acompanhamento médico e supervisão direta da fisioterapia, são dos tratamentos conservadores para as dores da coluna mais usados em todo o mundo, proporcionando bem estar ao paciente sem qualquer agressão as articulações, musculos e tendões.

Para cada paciente é criado um protocolo próprio de forma que os exercícios de fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna seja feito com segurança e de maneira não lesiva, sendo para isso necessário o uso de equipamentos adequados e adaptados para a solução do problema de forma individual.

A clínica atividade possui máquinas específicas para tratamento das dores da coluna, com possibilidades de adaptação individual de amplitude de movimento e carga, resultando em um trabalho muscular eficiente e não lesivo com total segurança para o paciente.

Independente de atuarmos de forma preventiva ou curativa, o fortalecimento muscular se faz necessária para vivermos bem com a nossa coluna com tranquilidade e segurança, sendo orientado e assistido por profissionais que receberam uma formação adequada para esse fim, em ambiente e aparelhagem moderna com perfeita segurança.

Ver perfil

Matéria Por

CAROLINA QUEIROZ FERNANDES

Fisioterapeuta

Crefito: 81673-F | João Pessoa

Ver perfil

Matéria Por

VERÔNICA QUEIROZ FERNANDES

Fisioterapeuta

Crefito: 18276-F | João Pessoa

Deixar Comentário