GASTROENTEROLOGIA

Sutura Endoscópica para redução do estômago

Gastroplastia endoscópica

Você já sabe como funciona a Cirurgia Bariátrica por endoscopia?

A ideia é simples: a gastroplastia endoscópica consiste em reduzir o volume de alimentação que o paciente habitualmente consegue ingerir, através da sutura endoscópica, reduzindo esta capacidade em torno de 60%, deixando-o no formato alongado ou tubular. Como o paciente ainda não se submeteu a nenhuma cirurgia, chamamos essa redução do estômago de endossutura gástrica ou gastroplastia endoscópica primária.

As vantagens principais desse método são:

• Menos invasivo e sem incisões cirúrgicas;

• Procedimento rápido (90 minutos em média);

• Alta hospitalar em 24 horas (menor custo social);

• Menor risco de complicações durante e após o procedimento;

• Índice de perda em torno de 20 - 25% do peso corporal total.

A sutura endoscópica não causa déficit absortivo, preservando a absorção das vitaminas, sendo somente restritivo e desta forma, desnutrição, anemias e deficiência de vitaminas não ocorrem.

Indicação: para quem tem obesidade grau I e II, que não tem indicação ou intenção para fazer bariátrica clássica. Paciente com 30 a 39,9 de IMC.

O Apollo Overstich é um aparelho composto de uma agulha e fio controlados pelo médico, que é conectado a um aparelho de endoscopia especial, conhecido como duplo canal. Este aparelho permite que o endoscopista, literalmente, costure o estômago, criando um tubo gástrico.

Até o final de 2016, já haviam sido feitos mais de 2 mil procedimentos em diversos países do mundo, apresentando bons resultados. Apesar de ser feito por endoscopia, é um procedimento irreversível.

Não podemos deixar de registrar que, assim como em outros métodos de emagrecimento, o acompanhamento da equipe multidisciplinar, incluindo a nutricionista, psicólogo e preparador físico, são considerados elementos essenciais para um resultado sustentável de perda de peso.

Ver perfil

Matéria Por

EDUARDO HENRIQUE DA FRANCA PEREIRA

Gastroenterologia

CRM/PB 4712 RQE 2229 RQE 3092 | João Pessoa

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS