PSIQUIATRIA

Depressão na 3ª Idade

O envelhecimento é um processo natural da vida, e, envelhecer com qualidade de vida é um dos grandes desafios da sociedade atual para a manutenção de uma boa saúde mental.

A população mundial está envelhecendo e segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), revela que existem mais de 600 milhões de idosos e que esse número dobrará em 2025, onde é justamente nesse período, que por influência da qualidade e ou ritmo de vida somados a possíveis quadros de doenças orgânicas, existe um número crescente de quadros de depressão nessafaixa-etária.

Também já se é observado na literatura, que o número de pessoas na 3° idade com quadros de depressão vem aumentando de forma exponencial.

O processo de envelhecimento não é um processo patológico, a vida não termina aos 60, 70 anos, é justamente nesse período que deveríamos colher frutos semeados durante toda uma vida. No entanto, há pessoas que apresentam uma maior dificuldade O envelhecimento é um processo natural da vida, e, envelhecer com qualidade de vida é um dos grandes desafios da sociedade atual para a manutenção de uma boa saúde mental. para assimilar as mudanças na velhice e chegam a se sentir deprimidas. Muitos não se planejam financeiramente, as perdas dos entes familiares e amigos ficam cada vez mais frequentes, e, a existência de múltiplas doenças orgânicas, como por ex. o Câncer, diabetes mellitus, doenças respiratórias e limitações na locomoção.

É importante que tenhamos conhecimento de alguns sintomas ou mudanças de comportamento para podermos identificar alterações que comprometam o bem estar desses idosos. O sintomas mais frequentes são: sentimento de vazio, tristeza intensa, abandono, desvalia e desesperança; quadros de isolamento e retração social; insônia ou excesso de sono; perda ou ganho de peso acentuado; perda da vontade de viver e/ou pensamentos de morte.

A observação correta desses sintomas ajudam a diagnosticar a doença e o tratamento precoce auxilia numa melhor qualidade de vida dessa população.

O envelhecimento tem que ser vivenciado de forma plena e prazerosa, você familiar, amigo ou cuidador que observarem alguma alteração, procurem ajuda o mais rápido possível. Qualidade de vida e saúde mental são requisitos fundamentais para uma vida plena.

Ver perfil

Matéria Por

Adriano Menezes

Psiquiatria

CRM/PB 6316 | RQE 4388 | João Pessoa

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS