MEDICINA

Andrologista, o especialista na saúde do homem

2019 se aproxima e você já passou no Andrologista?

Em entrevista exclusiva à Revista Saúde João Pessoa, o Dr. Jorge Vinícius Silveira Mendes, Urologista com subespecialidade em Andrologia, responde algumas dúvidas sobre Saúde do Homem.

RS: Doutor, qual a diferença entre Urologia e Andrologia?

Dr. MENdes: Andrologia é uma subespecialidade da Urologia. Além de lidar com as doenças urinárias de homens e mulheres, o Andrologista dedica-se à Saúde do Homem, particularmente às funções Sexual e Reprodutiva.

RS: E como é para o homem falar de sua Saúde Sexual?

Dr. MENdes: Olha, a maneira com que os Homens no Brasil lidam com a Saúde é uma questão cultural, e quando o assunto é sua Sexualidade, a resistência é ainda maior. Eles sofrem durante anos, com problemas comuns e que podem ser abordados sem hesitação.

RS: E quais são esses problemas?

Dr. MENdes: A Ejaculação Precoce acomete cerca de 30% dos homens e o impacto na qualidade de vida do casal é drástico.

Problemas de Ereção e queda da Libido (apetite sexual) também são motivos de consulta. Tenho resgatado inúmeros casamentos – descontraiu com risos, o doutor.

Tamanho e curvatura do pênis geram dúvidas que abalam a auto-estima dos jovens.

RS: É verdade que o homem tem Menopausa?

Dr.MENdes: Chamamos de Andropausa ou DAEM (deficiência androgênica do envelhecimento masculino). Após os 40 anos ocorre uma diminuição fisiológica da Testosterona, e podem surgir queixas sexuais (queda da libido, problemas de ereção), osteoporose, depressão , aumento da gordura abdominal e infarto cardíaco.

Então, dosar o perfil hormonal regularmente, junto com o rastreio das Doenças da Próstata, e fazer a Reposição de Testosterona, se necessária, são fundamentais para a longevidade.- ressalta o doutor.

RS: Infertilidade é culpa da mulher. Mito ou Verdade?

Dr.MENdes: Veja só, Infertilidade é um problema do casal e o homem tem sua participação no sucesso da gravidez em 50%, portanto, Varicocele, uso de Anabolizantes, Maconha ou Cocaína, exposição à Irradiação, tratamentos Oncológicos, alterações Genéticas podem ser o fator da Infertilidade Masculina e devem ser pesquisados.

RS: Como você trata esses Homens com Impotência?

Dr. MENdes: Quando a causa não é psicogênica, os medicamentos orais (comprimidos, sprays) são bastante seguros e eficazes. Faço parte de um estudo científico, onde avaliamos as Ondas de Choque para esse fim. São as mesmas ondas utilizadas para quebrar cálculo renal, nada de choque elétrico - esclarece o doutor.

As Injeções Penianas tem bons resultados quando indicadas após teste de ereção.

Para casos graves, proponho a cirurgia para implante de Prótese Peniana, que pode ser maleável ou inflável.

No meu Instagram @dr.jorgemendes, você encontrará um vídeo de como ela funciona, além de dicas de Saúde do Homem.

O homem brasileiro vive sete anos a menos que a mulher brasileira, e dentre as causas, a resistência em ir ao médico é uma delas.

Ver perfil

Matéria Por

Jorge Mendes

Urologia

CRM/PB 7916 | CRM/SP 152.874 | João Pessoa

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS